quinta-feira, 11 de junho de 2020

11 de junho - Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. Jo 6,51

A solenidade do Corpus Christi é uma festa de louvor e ação de graças. Nela o povo cristão reúne-se à volta do altar para contemplar e adorar o Mistério eucarístico, memorial do sacrifício de Cristo, que deu a salvação e a paz a todos os homens.

“O pão que Eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha vida” (Jo 6, 51). No texto evangélico, de hoje, estas palavras de Jesus introduziram-nos na compreensão da fonte da verdadeira paz. Cristo é a nossa paz, pão oferecido pela vida do mundo. Ele é o pão que Deus Pai preparou, para que a humanidade tenha vida e a tenha em abundância.

Deus não poupou o seu Filho, mas deu-O como salvação para todos, como Pai do qual se nutrir para ter a vida. A linguagem de Cristo é clara: para ter vida não basta crer em Deus, é preciso viver n'Ele. Por isso o Verbo encarnou, morreu e ressuscitou, dando-nos o seu Espírito; por isso nos deixou a Eucaristia, a fim de podermos viver d'Ele como Ele vive do Pai. A Eucaristia é o sacramento do dom que Cristo nos concedeu de Si mesmo: é o Sacramento do amor e da paz, que é plenitude de vida.

Pão vivo, que dá vida!

Prostrados aos vossos pés, ó Cristo, hoje queremos compartilhar o pão da esperança com os nossos irmãos desesperados; o pão da paz com os nossos irmãos martirizados; o pão da vida com os nossos irmãos ameaçados todos os dias pelas armas da destruição e da morte.

Com as vítimas inocentes e mais indefesas, ó Cristo, desejamos compartilhar o Pão vivo da tua paz.

Papa São João Paulo II – 03 de junho de 1999

 Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário