Pacômio nasceu
na Alta Tebaida, aldeia Esne, em 292. De família pagã, foi recrutado com
aproximadamente vinte anos para servir ao exército imperial, onde teve contato
com cristãos, favorecendo sua conversão. Tornou-se um anacoreta tendo como guia
Palamón.
Depois de sete
anos, Pacômio foi visitar o deserto de Tabenese onde um anjo lhe teria entregue as regras para o mosteiro, assim
como o lugar do estabelecimento do mesmo. Fica evidente que Pacômio, pela sua
experiência, percebeu que o individualismo existente e o número cada vez mais
elevado de monges tornava o anacoretismo (onde os monges viviam isolados)
ineficaz para suprir as necessidades de todos, tanto espiritual como materialmente.
Nos fragmentos
das regras encontradas é possível perceber a preocupação de Pacômio em
estabelecer bases para a comunidade eremítica, o qual ao fundar seu primeiro
mosteiro, em Tabenese no ano de 323, procurou congregar o ideal do anacoreta com
uma organização no sentido físico, material e espiritual.
O mosteiro pacomiano tinha uma estrutura rígida,
hierárquica balizada na disciplina e na obediência, influência do exército
imperial.
O mosteiro, formado por vários edifícios ou casas, era construído
dentro de muralhas, encontrava-se dentro desse recinto uma igreja, um
refeitório, uma cozinha, uma hospedaria e uma biblioteca.
Cada edifício, com um
grupo de 20 a 40 monges obedientes ao seu prepósito, caracterizava-se pelo tipo
de trabalho realizado; padaria, trabalhos manuais com lã, agricultura,
enfermaria, sapataria, carpintaria, entre outros.
Cada monge tinha liberdade de
escolher a atividade que iria exercer. Segundo o número de membros, o mosteiro
poderia possuir de trinta a quarenta casas, as quais constituíam, em número de
três a quatro, uma tribo com seu representante. E, acima destes estava um
monge, responsável por todos, auxiliado por um outro que era encarregado da
administração econômica da comunidade.
Esta forma de organização interna remonta
uma aldeia egípcia, facilitando o desenvolvimento econômico do mosteiro e a
união pessoal dos monges, articulada com a origem parecida dos mesmos e a
língua copta falada pela maioria. Já as reuniões públicas aconteciam três vezes
durante o dia e uma vez à noite, eram nos momentos de oração e das refeições,
incluindo as missas de sábado e domingo.
O seu estilo de vida era severo, mas menos rigoroso que os
monges eremitas típicos. Seu hábito era uma túnica de linho com um capuz que
impedia de ver o outro monge enquanto ele comia e o silencio era
imperativo.O silencio era observado a todo tempo. Ele usava em seus
ombros uma pele de cabra chamada de Melotes. Os monges aprendiam a bíblia
diariamente e se juntavam diariamente para as orações.Os trabalhos de
cada um eram proporcionais a sua força. Os noviços eram testados com maior
severidade antes de serem admitidos, receberem seus hábitos e proferirem seus
votos.
Pacômio fundou
nove mosteiros masculinos e dois femininos, o primeiro para mulheres foi
fundado em 340 para sua irmã Maria. O conjunto destes mosteiros formavam uma
congregação sob a autoridade geral do próprio Pacômio, o qual nomeava o
dirigente de cada mosteiro.
Duas vezes por
ano, na Páscoa e no mês de agosto, os representantes dos mosteiros se reuniam
com ele a fim de tratar de assuntos referentes as comunidades e da
administração econômica das mesmas.
Pacômio passou
15 anos sem se deitar e às vezes tirava um descanso sentado em uma rocha. Ele
dispensava o sono porque queria empregar seu tempo nos exercícios do Amor
Divino. Desde a sua conversão ele nunca comeu uma refeição completa. O santo
com o maior cuidado confortava e recebia em sua comunidade os doentes e nunca
rejeitou nenhum muito doente ou fraco . O santo monge deseja levar almas para o
céu e o fervor o levada ao caminho da perfeição.
O autor de sua Vita nos
consta que o santo tinha o dom das línguas. Embora nunca tivesse aprendido
Latim ou Grego ele podia falar fluentemente ambas.
A ele também é
creditado com vários milagres. Curava varias doenças ou aflições mas com uma
cláusula ou condição: “somente se fosse para o bem de sua alma”.
O seu discípulo
predileto, São Theodoro, que após a sua morte o sucedeu como Superior
Geral tinha uma perpétua dor de cabeça. Pacômio quando pedido para orar pela
sua cura respondeu:
“Embora abstinência e
oração são de grande mérito, a doença sofrida com paciência tem mérito ainda
maior”.
Embora nunca
sido ordenado ele era muito respeitado e foi visitado por Santo Atanásio em
333 que tentou ordená-lo sacerdote mas ele fugiu e se escondeu.
Na época de sua
morte havia 3000 (algumas fontes dizem 7000) monges em nove Mosteiros e dois
Conventos para mulheres. Ele morreu em uma epidemia em 348.
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