quinta-feira, 28 de março de 2019

28 de março - Quem não está comigo está contra mim. Lc 11,23


A infidelidade do povo de Deus, assim como a nossa, endurece o coração: fecha o coração; e não deixa que a voz do Senhor, que como pai amoroso, nos pede sempre para nos abrir à sua misericórdia e ao seu amor.
Quando o coração endurece não se compreende isto. Com efeito, a misericórdia de Deus só é compreendida se formos capazes de abrir o nosso coração, para que possa entrar. O Evangelho narra que havia aquelas pessoas que estudaram as Escrituras, os doutores da lei que sabiam a teologia, mas eram muito fechados. A multidão estava admirada: a admiração! Porque a multidão seguia Jesus. Alguém dirá: “Mas seguiam-no para que a curasse, seguiam-no por isso”.

A realidade, era que o povo tinha fé em Jesus! Tinham o coração aberto: imperfeito, pecador, mas de coração aberto. Ao contrário os teólogos mantinham uma atitude fechada. E procuravam sempre uma explicação para não compreender a mensagem de Jesus. A ponto que, neste caso específico, como narra Lucas, dizem: Ele expele os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E assim procuravam sempre outros pretextos, continua o trecho evangélico, para o pôr à prova, outros pediam-lhe um sinal do céu. O problema de fundo, era o seu permanecer fechados. Deste modo era Jesus que devia justificar o que fazia.
Eis a história desta fidelidade malsucedida, a história dos corações fechados, dos corações que não deixam entrar a misericórdia de Deus, que se esqueceram da palavra “perdão” — “Perdoai-me, Senhor!” — simplesmente porque não se sentem pecadores: sentem-se juízes dos outros.

Precisamente esta fidelidade malsucedida é explicada por Jesus com duas palavras claras para pôr fim ao discurso dos hipócritas: “Quem não está comigo, é contra mim!”. A linguagem de Jesus, é clara: ou se é fiel, com o coração aberto a Deus que é fiel contigo, ou se é contra Ele: “Quem não está comigo, é contra mim”. Alguém poderia pensar que, talvez, exista uma alternativa para estabelecer uma negociação, ignorando a clareza da palavra de Jesus ou és fiel ou estás contra. E, efetivamente, existe uma saída: confessa-te, pecador! Porque se dizes “sou pecador” o coração abre-se e a misericórdia de Deus entra e começas a ser fiel.

Papa Francisco – 03 de março de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário