segunda-feira, 11 de março de 2019

11 de março - Pois eu estava com fome e me destes de comer. Mt 25,35


Através dos gestos de amor daqueles que seguem Jesus, torna-se visível a verdade segundo a qual "Deus nos amou primeiro, e continua a ser o primeiro a amar-nos; por isso, também nós podemos responder com o amor".

Jesus diz: "Tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era peregrino e recolhestes-me; estava nu e destes-me de vestir; adoeci e visitastes-me; estive na prisão e fostes visitar-me". E conclui: "Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes".

Ouvindo estas palavras, como não nos sentirmos verdadeiramente amigos daqueles em quem o Senhor se reconhece? E não apenas amigos, mas também familiares. Com as palavras de São João Crisóstomo, gostaria de recordar a cada um: "Pensa que te tornas sacerdote de Cristo, oferecendo com a tua própria mão não a carne, mas o pão, não o sangue, mas um copo de água". Que riqueza oferece à vida o amor de Deus, que se manifesta no serviço concreto aos irmãos que estão em necessidade!

São Lourenço, diácono da Igreja de Roma, quando os Magistrados romanos daquela época o intimaram a entregar os tesouros da Igreja, indicou os pobres de Roma como o verdadeiro tesouro da Igreja. Recordando o gesto de São Lourenço, podemos justamente dizer que também vós pobres sois o tesouro precioso da Igreja.
Amar, servir, infunde a alegria do Senhor, que diz: "A felicidade está mais em dar do que em receber". Nesta época de particulares dificuldades econômicas, cada um seja sinal de esperança e testemunha de um mundo novo para quem, fechado no seu próprio egoísmo e iludido de poder ser feliz sozinho, vive na tristeza ou numa alegria efémera que deixa o coração vazio.

Papa Bento XVI – 27 de dezembro de 2009

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário