terça-feira, 26 de março de 2019

26 de março - Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Mt 18,21


A melhor sensação que podemos ter é sentir misericórdia: esta palavra muda tudo, muda o mundo. Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo. Precisamos de compreender bem esta misericórdia de Deus, este Pai misericordioso que tem tanta paciência...
Recordemos o profeta Isaías, quando afirma: mesmo que os nossos pecados fossem vermelhos escarlate, o amor de Deus torná-los-ia brancos como a neve. Como é bela a misericórdia!

Lembro-me que tinha sido feito Bispo há pouco, quando chegou a Buenos Aires a imagem de Nossa Senhora de Fátima e organizou-se uma grande Missa para os doentes. Eu estive a confessar durante aquela Missa. E, quase no fim da Missa veio ter comigo uma mulher idosa, muito humilde, com mais de oitenta anos. Olhei para ela e disse-lhe: Avó, quer confessar-se? Sim, respondeu-me. Mas… não tem pecados! E ela disse-me: Todos temos pecados... Decerto o Senhor não os perdoa... O Senhor perdoa tudo, retorquiu-me segura. E como é que a senhora o sabe? Se o Senhor não perdoasse tudo, o mundo não existiria.
Senti uma vontade enorme de lhe perguntar: Diga-me, senhora! Estudou na [universidade] Gregoriana? Efetivamente, aquela é a sabedoria que dá o Espírito Santo: a sabedoria interior rumo à misericórdia de Deus.

Não esqueçamos esta verdade: Deus nunca Se cansa de nos perdoar; nunca! Mas então, padre, onde está o problema? Bem, o problema está em nós que nos cansamos e não queremos, cansamo-nos de pedir perdão. Ele nunca se cansa de perdoar, mas nós às vezes cansamo-nos de pedir perdão. Não nos cansemos jamais, nunca nos cansemos! Ele é o Pai amoroso que sempre perdoa, cujo coração é cheio de misericórdia por todos nós. E, por nossa vez, aprendamos também a ser misericordiosos para com todos. Invoquemos a intercessão de Nossa Senhora que teve nos seus braços a Misericórdia de Deus feita homem.

Papa Francisco – 17 de março de 2013

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário