domingo, 31 de março de 2019

31 de março - Beato Boaventura de Forli


Boaventura nasceu em Forlì em 1410 e jovem sentiu o chamado à vida religiosa, grande devoto de Nossa Senhora, entrou no convento dos Servos de Maria de sua cidade. Seus talentos intelectuais eram notáveis ​​e em 1448 ele foi enviado para Veneza para continuar seus estudos. Por seis anos foi a ocupação principal, conquistando o título de mestre em teologia. 

"Pequeno e magro e abatido, mas muito eloquente da ciência", nos conta uma crônica antiga, ele começou então uma atividade extraordinária como pregador inspirado no apóstolo Paulo. Nas várias cidades ele reuniu uma vasta audiência, recomendando a participação frequente nos sacramentos e caridade para com os doentes e necessitados. 
Apesar da aparência austera e certamente com conteúdo firme e às vezes corajoso das homilias, ele incutiu confiança e simpatia, tanto que ele foi apelidado de "Frei barbudo". Talvez por essa razão sua mensagem fosse mais incisiva, incitando os muitos fiéis que vieram para ouvir a penitência. Entre as suas famosas pregações lembramos que em frente ao Senado da República de Veneza, realizada em 25 de março de 1468 (e em 1482) e que de 1488 na Basílica de São Marcos. 

A atividade do Beato na Ordem foi frutífera. Procurador em 1482, ele teria adquirido o convento de Piobbico (Urbino) e de Forlimpopoli. Em 31 de maio de 1483, quando era prior de San Marcello em Roma, o Papa Sisto IV deu-lhe a faculdade de se retirar para um eremitério com seis companheiros, mantendo o posto de pregador apostólico que lhe permitia viajar por toda a Itália. Por isso, ele amava a oração pessoal e contemplativa, pela qual frequentemente se retirava para Montesenario, nos degraus dos Sete Sagrados Fundadores, e para Montegranaro. 

O incansável frade idoso acusou um mal-estar durante a pregação de uma Quaresma em Udine, no convento de S. Maria delle Grazie. Ele morreu na Quinta-feira Santa em 31 de março de 1491, por volta dos oitenta anos de idade. 
O culto em torno de sua pessoa nasceu espontaneamente e alguns milagres ocorreram que foram registrados por notários. Os fiéis também mantinham os pelos da barba como relíquias. 
Seu culto foi confirmado em 6 de setembro de 1911 por São Pio X com uma festa litúrgica em 31 de março. Entre as antigas representações iconográficas do beato Bonaventura está o da igreja dos Servos de Orvieto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário