quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

16 de janeiro - A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. Mc 1,30


O Evangelho de hoje começa com um episódio muito simpático, muito bonito mas também cheio de significado. O Senhor vai à casa de Simão Pedro e André e encontra a sogra de Pedro doente com febre; toma-a pela mão, ajuda-a a levantar-se e a mulher está curada e começa a servir.
Neste episódio sobressai simbolicamente toda a missão de Jesus. Jesus vindo do Pai vai à casa da humanidade, na nossa terra, e encontra uma humanidade doente, doente com febre, com aquela febre que são as ideologias, as idolatrias, o esquecimento de Deus.

O Senhor dá-nos a sua mão, levanta-nos e cura-nos. E faz isto em todos os séculos; pega-nos pela mão com a sua palavra, e assim dissipa a obscuridade das ideologias, das idolatrias.
Toma a nossa mão nos sacramentos, cura-nos da febre das nossas paixões e dos nossos pecados mediante a absolvição no sacramento da reconciliação. Dá-nos a capacidade de nos erguermos, de estarmos de pé diante de Deus e diante dos homens. E precisamente com este conteúdo da liturgia dominical o Senhor encontra-se conosco, guia-nos pela mão, eleva-nos e cura-nos sempre de novo com o dom da sua palavra, com o dom de si mesmo.

Mas também a segunda parte deste episódio é importante, esta mulher curada naquele momento põe-se a servi-los, diz o Evangelho. Começa imediatamente a trabalhar, a estar à disposição dos outros, e assim torna-se representação de tantas boas mulheres, mães, avós, mulheres nas diversas profissões, que estão disponíveis, se levantam e servem, e são a alma da família, a alma da paróquia. 

Papa Bento XVI – 05 de fevereiro de 2006

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário