terça-feira, 24 de julho de 2018

24 de julho - Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Mt 12,50


Rezar para desejar seguir a vontade de Deus, para conhecer a vontade de Deus e, quando a conhecemos, para ir em frente com a vontade de Deus: é o triplo convite que Jesus nos faz hoje. 
Jesus vem para fazer a vontade de Deus e começa de uma maneira forte, assim como termina, na cruz. Com efeito, o seu percurso terreno começa humilhando-se, como escreve Paulo aos Filipenses: Humilhou-se a si mesmo, feito obediente até à morte e morte de cruz. Consequentemente a obediência à vontade de Deus é o caminho de Jesus, que começa assim: “Vim para fazer a vontade de Deus”.

E é também o caminho da santidade, do cristão, porque foi precisamente o caminho da nossa justificação: que Deus, o plano de Deus, seja realizado, a salvação de Deus seja feita. Ao contrário do que aconteceu no Paraíso terrestre com a desobediência de Adão, que trouxe o mal a toda a humanidade. De fato, também os pecados são atos de desobediência a Deus, quando não se faz a vontade de Deus.

Jesus disse: “o meu alimento é fazer a vontade do Pai”. Entretanto, nem para Jesus foi fácil. O diabo no deserto com as tentações mostrou-lhe outros caminhos e ele recusou-os. Uma fidelidade que retorna também nas palavras: Pai, seja feita a tua vontade, pronunciadas na noite em que rezava no horto e pedia a Deus para afastar este cálice, esta cruz. Jesus sofreu muito. Mas repete: que seja feita a tua vontade. Este é o alimento de Jesus e também o caminho do cristão.

É preciso perguntar-se: Rezo para que o Senhor me dê o desejo de fazer a sua vontade? Ou procuro atalhos, porque sinto medo da vontade de Deus?

Sei que não é fácil. Certamente são difíceis e nós não somos capazes, com as nossas forças, de aceitar o que o Senhor nos diz. Mas há uma ajuda para o conseguir: é a oração: Senhor, dá-me a coragem, a força para ir em frente, segundo a vontade do Pai.
Fazer a vontade de Deus faz-nos ser parte da família de Jesus. Que o Senhor nos conceda a graça desta familiaridade, que significa precisamente fazer a Sua vontade.

Papa Francisco – 27 de janeiro de 2015

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário