quinta-feira, 5 de julho de 2018

05 de julho - Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! Mt,9,2


No centro do Evangelho de hoje está a cura de um paralítico. Jesus primeiramente disse: “Coragem filho, seus pecados estão perdoados." Talvez, esta pessoa tenha ficado um pouco desconcertada porque o que desejava era se curar fisicamente. Em seguida, diante das críticas dos escribas que o acusavam de blasfemar, porque apenas Deus pode perdoar os pecados, Jesus cura-lhe também no corpo.

Na realidade, as curas, o ensinamento, as palavras fortes contra a hipocrisia, eram apenas um sinal, um sinal de algo a mais que Jesus estava fazendo, ou seja, o perdão dos pecados. Em Jesus o mundo se reconcilia com Deus, este é o milagre mais profundo.
Esta é a reconciliação, é a recriação do mundo. Esta é a missão mais profunda de Jesus: a redenção de todos nós pecadores. E Jesus não faz isto com palavras, com gestos, caminhando no caminho, não! Faz isto com a sua carne. É Ele, Deus, que se torna um de nós, homem, para nos curar interiormente, a nós pecadores.

Jesus nos liberta do pecado fazendo-se Ele próprio “pecado”, tomando sobre si “todo o pecado” e esta é a nova criação. Jesus desce da glória e se rebaixa até a morte, a morte de Cruz até gritar: “Pai! Por que me abandonaste?" Esta é sua glória e esta é nossa salvação.
Este é o maior milagre e, com isto, o que Jesus faz? Nos torna filhos, com a liberdade dos filhos. Em razão do que Jesus fez, nós podemos dizer isto: ‘Pai!’ E dizer ‘Pai’ com uma atitude muito boa e muito bela: com liberdade! Este é o milagre de Jesus. A nós, escravos do pecado, libertou, curou-nos a partir do fundo de nossa existência. Faz bem pensarmos nisto e em como é belo ser filhos. É muito bonita esta liberdade dos filhos, porque o filho está em casa e Jesus nos abriu as portas de casa... Nós estamos em casa!”
Então , entende-se quando Jesus disse: “Coragem, filho, seus pecados estão perdoados!”.

Esta é a raiz de nossa coragem. Sou livre, sou filho... o Pai me ama e eu amo o Pai! Peçamos ao Senhor a graça de entender bem esta sua obra, isto que Deus fez Nele.
Em CristoDeus reconciliou consigo o mundo, confiando-nos a palavra da reconciliação e a graça de levar adiante com força, com a liberdade dos filhos, esta palavra de reconciliação. 

Nós estamos salvos em Jesus Cristo! E ninguém pode nos roubar essa identidade. Chamo-me assim: filho de Deus! Que bela carteira de identidade! Estado civil: livre! Que assim seja.

 Papa Francisco – 04 de julho de 2013

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário