segunda-feira, 8 de maio de 2017

08 de maio - Nossa Senhora da Graça

O título Mãe (Nossa Senhora) da Graça encontra seu fundamento no fato de Maria ser Mãe do verdadeiro Mediador, Jesus Cristo. Ela é a Mãe da fonte de toda a graça, o próprio Filho de Deus.
Maria, saudada pelo anjo como a “cheia de graça”, passou a ser, naquele mesmo instante, “Mãe da Graça”.

O título de Nossa Senhora da Graça é o mais antigo sob o qual Maria é venerada na Ordem Agostiniana, datando suas raízes no Capítulo Geral de 1284.

Já em 1410 havia confrarias sob esta devoção, tanto na Espanha quanto em Portugal. Os Agostinianos ajudaram muito a expandir esta devoção mariana e ela foi muito difundida especialmente no século XVI.
O século XVI foi uma época de expansão e crescimento da Ordem. Muitos conventos foram dedicados à Nossa Senhora Mãe da Graça.

A partir do século XVII a devoção passa a ser considerada como própria da Ordem de Santo Agostinho e os agostinianos chegaram até a ser chamados de "gracianos" por causa da relação filial com a Virgem da Graça.

A celebração litúrgica com Missa e Ofício próprios foi concedida no dia 2 de setembro de 1806 pelo Papa Pio VII a pedido do venerável José Bartolomé Menoquio, sacristão do Papa e Vigário Geral da Ordem.

No continente americano - a exemplo do resto do mundo onde os Agostinianos se faziam presentes - várias escolas, Igrejas e comunidades foram erigidas e colocadas sob a sua proteção.

A festa de Nossa Senhora da Graça tem sido celebrada em diversas datas segundo a interpretação dos liturgistas eclesiásticos de diversos tempos. Atualmente a festa é celebrada no dia 8 de maio.

Oração:

Ó Deus que, no misterioso desígnio de vossa providência, quisestes que a Bem aventurada Virgem Maria desse à luz o Autor da graça, concedei que nos conduza ao porto da eterna salvação aquela a quem invocamos como Mãe da graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário