quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Beato José Samsó i Elias

“Desejo recordar que se celebrou ontem em Mataró a beatificação do Servo de Deus José Samsó i Elias, sacerdote que destacou por sua caridade e seu zelo apostólico".
"Em seu martírio, entregou generosamente sua vida ao Senhor entre palavras e gestos de perdão e misericórdia. Que neste Ano Sacerdotal, seu exemplo sirva de estímulo aos presbíteros no solícito exercício de seu ministério pastoral e anime aos fiéis a dar em todo momento um testemunho valente e convencido de sua fé".

Papa Bento XVI 25 de janeiro de 2010

“Nosso novo beato mártir é uma glória da Igreja, um modelo de sacerdote católico e um orgulho desta nobre terra catalã. Não o mataram porque tinha se manchado de crimes, mas simplesmente porque era sacerdote”.

Dom Angelo Amato – Homilia de Beatificação 24 de janeiro de 2010

José Samsó i Elias nasceu em Castellbisbal em 17 de Janeiro de 1887. Frequentou o sacerdócio no Seminário Teológico de Barcelona, ​​onde se distingue em todos os cursos pelo seu talento privilegiado e piedade exemplar. Nos últimos anos de seus estudos, ele chamou a atenção de Dom Joseph Laguarda, que o nomeou como seu secretário particular, uma posição que ocupou até que foi ordenado sacerdote em 12 de março de 1910, celebrando sua primeira missa do dia São José Operário.

Em 23 de Julho de 1910, foi nomeado coadjutor da paróquia de São Julião de Argentona. Lá permaneceu por sete anos. Em 11 de janeiro de 1917, foi nomeado pároco da paróquia de São João de Mediona. Com a morte do pastor de Santa Maria da Mataro, foi nomeado tesoureiro-Arcipreste da cidade de Mataró e chefe da paróquia.

Era um padre modelo totalmente dedicado ao ministério do pastor. Era severo por temperamento e cheio de virtudes, tinha a compreensão dos outros e dotado com as qualidades de governo para governar as comunidades que foram confiadas a ele.

Ele ressaltou o ministério da caridade e da catequese. Sua obra mais conhecida, a este respeito é o Guia para catequistas, que foi preparado em março 1936, mas não foi publicado até 1940. 

Sua liderança espiritual incentivou muitas pessoas a seguir a sua vocação sacerdotal ou religiosa, apresentou o cronograma oportuno de missas, procurou a perfeição nos atos litúrgicos para alcançar o seu pleno esplendor do culto, e trabalhou intensamente na decoração interior da igreja Santa Maria, que em 1928 foi premiado com o título de Basílica Menor. 

Em outubro de 1934, um grupo de homens armados entraram na casa paroquial de Santa Maria, ameaçando o reitor e as pessoas que estavam com ele, obrigou-os a ir para a nave central empilharam as cadeiras, e ordenou o reitor que as amarrassem. Samsó recusou, apesar das ameaças. 

Aqueles homens incendiaram um altar e alguns utensílios. Quando eles saíram Samsó  conseguiu alguns paroquianos para extinguir o fogo. O pastor perdoou aqueles homens e não revelou a sua identidade quando foi convidado a fazê-lo pela autoridade judicial. 

A partir daquele dia até sua prisão em 1936, o padre disse várias vezes que uma perseguição de  sangue estava por vir. O perigo para ele e seu status como um padre e reitor levou-o a aceitar generosamente a possibilidade de martírio, com uma atitude de esperança. 

No início da Guerra Civil, refugiou-se na casa de paroquianos, até que, nas primeiras horas de 28 de Julho de 1936, tentando deixar a cidade por razões de prudência, foi preso e encarcerado por ser um padre. Após um mês de cativeiro na prisão Mataro, preso e paralisado, iniciou sua Via Crucis para o cemitério de Mataró, onde foi morto em 1 de Setembro de 1936.

Ele disse aos seus carrascos: “não quero que me cubram os olhos que eu não sou nenhum criminoso e quero morrer olhando para a cidade pela qual eu vivi e a paróquia pela qual eu trabalhei e saibam que como Jesus, eu também os perdoo de coração.”
Tentou inclusive abraçá-los. Um deles dizia: se ele nos abraçar não conseguiremos atirar. De fato, somente um se atreveu a disparar contra ele e matá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário