sábado, 24 de setembro de 2016

Nossa Senhora das Mercês

Durante a invasão moura na Espanha, os cristãos estavam sendo perseguidos, e muitos eram escravizados. Os cristãos capturados eram submetidos a trabalhos forçados e à dura escravidão, da qual podiam livrar-se, renunciando a fé Católica e abraçando as doutrinas e costumes muçulmanos. Diante de tamanho sofrimento, muitos terminavam fazendo a vil troca de Cristo e sua Igreja por Maomé e seus costumes. 
Nossa Senhora, compadecida dos seus filhos e filhas, agem em favor dos seus filhos:
Numa noite, em 1218, Pedro Nolasco, um teólogo e o rei de Aragão, Dom Jaime I tiveram o mesmo sonho.
No sonho, apareceu a Virgem, dizendo-lhes para fundar uma ordem com o objetivo de proteger e resgatar os cristãos.
Pedro Nolasco e o teólogo, Raimundo Nonato, descobriram que tiveram o mesmo sonho, e ambos pediram a permissão do rei para fundar a ordem, e para sua surpresa, o rei também tivera o mesmo sonho.
Então foi criada a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, e Pedro foi nomeado o grão-mestre da Ordem. E assim, a devoção à Virgem das Mercês foi se espalhando por toda a Europa.
O significado da palavra “mercês ou Mercedes” é comum, ou seja, um benefício que alguém faz a outra pessoa, recompensa por algum serviço ou trabalho. Significa ainda graça, favor, indulgência, benignidade. Nesse caso era para conseguir a liberdade dos cativos feitos escravos. Era como remissão de pena, concedida por graça, favor e indulgência da Santíssima Virgem.

A Ordem de Nossa Senhora das Mercês conseguiu resgatar milhares de cativo na África.

 

A Imagem de Nossa Senhora das Mercês:

A coroa de doze estrelas

A coroa de doze estrelas sobre a cabeça de Nossa Senhora das Mercês nos lembra que a Virgem Maria é rainha do céu e da terra. Lembra-nos também a passagem de Apocalipse 12 em que São João menciona a mulher com uma coroa de doze estrelas. Esta coroa significa que a Virgem Maria age e ensina conforme a Doutrina dos Apóstolos, que eram doze. Por isso, ela é chamada também de Rainha dos Apóstolos.

A veste toda branca de Nossa Senhora das Mercês

A veste branca de Nossa Senhora das Mercês simbolizam a pureza de coração da Virgem Maria. Ela é pura. E por causa da pureza de seu coração ela deseja a libertação de todo tipo de escravidão.

Os detalhes em dourado

Os detalhes em dourado em toda a veste de Nossa Senhora das Mercês significam que esta mulher vem do céu, está na glória de Deus. Tem a ver com a coroa que ela usa, lembrando-nos também que ela é rainha.

O escapulário de Nossa Senhora das Mercês

Nossa senhora das Mercês apresenta-se com um escapulário branco cobrindo a frente de seu corpo. O escapulário significa proteção. E o símbolo do escapulário é todos aqueles que lutam pela libertação da escravidão, seja ela qual for, tem a proteção de Nossa Senhora.

A cruz no centro superior do escapulário

Na parte de cima do escapulário de Nossa Senhora das Mercês vemos uma cruz circundada de vermelho. Este símbolo nos lembra da cruz de Cristo, de seu sofrimento, de seu sangue, o sangue pelo qual Ele pagou o preço da nossa libertação. É por isso que Nossa Senhora das Mercês luta pela libertação de toda escravidão, porque "É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão". (Gálatas 5,1)

A corrente na mão de Nossa Senhora das Mercês

A corrente na mão de Nossa Senhora das Mercês nos falam que ela quer a libertação de todo e qualquer tipo de escravidão. A Ordem dos Mercedários atendeu a este pedido da Mãe e libertou milhares de cristãos da escravidão causada pelos muçulmanos. Hoje ela quer que nós lutemos pela libertação dos inúmeros tipos escravidão que existem em nossa sociedade. Que todas as correntes, de qualquer tipo de escravidão sejam quebradas para que os filhos de Deus vivam na liberdade de Cristo.

A rosa na mão de Nossa Senhora

A rosa que às vezes aparece na mão de Nossa Senhora das Mercês significam a doçura e a bondade com que devemos agir pela libertação do próximo. Nunca devemos forçar ninguém a nada, mas propor, com delicadeza, amor e bondade. É isso que ela sempre faz. É assim que ela age.

Oração a Nossa Senhora das Mercês

Mãe querida das Mercês, com a simples confiança de filhos, recorremos a Ti. Vimos aos Teus pés de Rainha e Mãe de misericórdia, suplicando o Teu poderoso auxílio. O nosso mundo vive aprisionado em tantas formas de escravidão e opressão. Nosso tempo não é menos atribulado que aquele em que Tu, compadecida da Terra, inspiraste a fundação de uma ordem religiosa, destinada à redenção dos cativos cristãos. Novas formas de escravidão social, política ou psicológica que derivam, em última instância, da corrupção do pecadosurgem a cada dia. Aqui nos tens, ó Mãe das Mercês, lutando para livrar-nos de tantas cadeias e opressões do nosso mundo. Ajuda-nos com a Tua misericórdia para que possamos recuperar a feliz liberdade dos filhos de Deus. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário