quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Segundo Dia do Tríduo de Santa Teresinha do Menino Jesus

SINAL DA CRUZ:
Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
Socorrei-me sem demora
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no princípio, agora e sempre. Amem. Aleluia
  
HINO
Raiando o novo dia,
as vozes elevamos,
de Deus a graça e glória
em Cristo proclamamos.

Por ele o Criador
compôs a noite e o dia,
criando a lei eterna
que os dois alternaria.

A vós, Luz dos fiéis,
nenhuma lei domina.
Fulgis de dia e noite,
clarão da luz divina.

Ó Pai, por vossa graça,
vivamos hoje bem,
servindo a Cristo e cheios
do vosso Espírito. Amém.

Responsório:
R. A alegria cantará sobre meus lábios,
* E a minh'alma libertada exultará. R. A alegria.
V. Também celebrarei vossa justiça. * E a minh'alma.
Glória ao Pai. R. A alegria.

OREMOS:
Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

Vida de Santa Teresinha:
Desde criança pensava no "bom Deus, na vida, na eternidade". Em seus tempos de estudo na Abadia das beneditinas, passava várias horas diante do Santíssimo Sacramento, "sendo Jesus seu único amigo, o único com o qual ela conseguia falar". Enfim, essa carmelita chegou a dizer mais tarde: "Não vejo o que terei a mais, após minha morte, que já não tenha nesta vida. Verei o bom Deus, é verdade! Mas quanto a estar com ele, já o estou totalmente na terra". Teresa recebeu a graça da oração. Tratava-se de um dom do alto. Devemos pedir a Deus o espírito de oração como uma graça. Neste segundo dia imploramos ao Senhor para conceder este dom a todos nós que tenhamos sempre sede de estar em sua presença.
Temos um rico carisma missionário, inspirado nos escritos de Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face. Bebendo em tais fontes, a oração pessoal e comunitária não serão apenas um exercício, mas a nossa própria vida. Os tempos fortes de oração comunitária, como a Eucaristia, só serão expressão autêntica de nossa fé se vivermos em oração contínua.
  
Palavra de Deus – ICor 13,1-13
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Pensamento De Santa Teresinha:
"Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo..."
Que motivados por esta tão bonita frase, façamos o nosso compromisso de fazer um gesto de caridade para uma pessoa da família e para outra pessoa.

Oração Final:
Ó Santa Teresinha, fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do céu. Ah! Não permitais que ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança! Assisti-nos em todos os perigos e necessidade; socorrei-nos em todas as aflições; alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente (...), valei-nos na vida e na morte.
Ó Santa Teresinha lembrai-vos que prometestes passar o vosso céu fazendo o bem na terra, sem descanso até ver completo o número de eleitos. Ah! Cumpri em vós nossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do coração de Jesus. 
Amem!

Oração do Pai Nosso
Oração da Ave Maria 
Glória ao Pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário