sábado, 26 de março de 2016

São Ludgero


Ludgero é o protótipo do verdadeiro missionário católico. Instrumento na mão de Deus, tinha em mira só a glória de Deus, a propagação da doutrina cristã e a salvação das almas. Grandes regiões da Alemanha devem a este Apóstolo beneditino a fé católica.
Incansável no serviço de Deus, a morte colheu-o no meio dos trabalhos apostólicos, no dia 26 de março de 809.

Ele deixa para nós um testemunho de oração: não interrompia as orações, para atender a quem quer que fosse. O respeito que devemos a Deus, requer que façamos bem a nossa oração e não a interrompamos ou perturbemos por qualquer distração.

São Ludgero nasceu na Frisia por volta de 743. Seu pai, que era de família nobre, o entregou muito novo aos cuidados de São Gregório, discípulo de São Bonifácio, e seu sucessor no governo de Utrecht.
Ludgero teve a alegria de ter conhecido esse santo mártir e recebido dele impressões fortes de virtude. Gregório educou-o em seu mosteiro, e, admirando seu progresso na aprendizagem e na piedade, deu-lhe a tonsura clerical.


O jovem Ludgero, desejoso de crescer sempre mais, vai para a Inglaterra, e gasta quatro anos e meio com Alcuino, que era reitor de uma escola famosa em York. Tinha cuidado para empregar seu tempo inteiro nos exercícios de piedade e no estudo das escrituras e dos santos padres. 
    

Em 773 retornou para casa,  São Gregório morreu em 776, e seu sucessor, Alberico, ordenou-o sacerdote, e o envio para ensinar a palavra de Deus na Frísia, onde converteu grandes números de pessoas, entre os pagãos e os cristãos impuros, fundou diversos mosteiros, e construiu muitas igrejas.

Este era o estado das coisas quando os pagãos Saxons, devastaram o país, e o obrigaram a deixar a Frísia. Viajou a Roma para consultar o papa Adriano II sobre o que fazer, e o que Deus queria dele. Retirou-se então por três anos e meio em Monte Cassino, onde vestiu o hábito da ordem, e conformou-se à prática das regras durante sua estadia, mas não se fez nenhum voto religioso. 
    

Em 787, Carlos Magno lutou contra os Saxons e conquistou a Frísia e a costa do oceano germânico até a Dinamarca. Ludgero, ouvindo que por esta revolução a missão tinha sido aberta outra vez, retornou ao leste da Frísia, onde converteu o Saxons à fé; como fez também na província de Sudergou, chamada agora Westphalia. Fundou o mosteiro de Werden, no condado de La Mark, a vinte milhas de Colónia. Seu velho mestre, Alcuino, estando na França, fez seu mérito chegar ao conhecimento do Imperador Carlos Magno. 

Em 802, Hildebald, arcebispo de Colônia, ordenou-o bispo de Mimigardeford, uma cidade que mudou mais tarde este nome para Munster, por causa do grande mosteiro dos monges regulares que São Ludgero construiu lá, para ser sua catedral. Juntou à sua diocese cinco regiões da Frisia que tinha convertido, e fundou também o mosteiro de Helmstad, chamado mais tarde Ludgero-Clooster, ou Claustro de Ludgero.
    

Era muito instruído nas sagradas escrituras, e lia diariamente a seus discípulos. Jejuava e prestava atenção a tudo, e usou sempre uma corda de silício sob a roupa, mas secretamente, de modo que ninguém soubessem dela até um pouco antes de sua morte. Comeu pouca carne, quando necessário, para conformar-se principalmente aos outros, mas sempre observando uma estrita temperança. Quando convidado para algum divertimento, seu discurso era o tempo inteiro em assuntos religiosos, e retirava-se imediatamente depois. Aos pobres era afável e cortes, mas firme e resoluto com os ricos e orgulhosos. Exerceu um vigor episcopal contra os pecadores impenitentes, e recusou toda a maneira de presentes de uma senhora incestuosa, e no comprimento da lei excomungou-a. 
    
Gastava apenas o que era absolutamente necessário para sua subsistência, empregava o resto dos rendimentos de sua própria propriedade, e aqueles de seu salário como bispo, em caridade.
Foi acusado ao imperador Carlos Magno, entre outras coisas, de desperdiçar sua renda, e de negligenciar a manutenção das igrejas dentro de sua jurisdição; e este príncipe, que amava ver as igrejas magníficas, dando ouvidos à informação, requisitou-lhe para aparecer na corte.
Pela manhã após sua chegada, o oficial do imperador fez a convocação, dizendo que seu comparecimento era obrigatório. O santo, estando então em suas orações, disse ao oficial que o seguiria assim que as terminasse.
Foi chamado por três vezes antes que estivesse pronto, e o imperador, perguntou-lhe porque tinha demorado tanto, embora tivesse requisitado para que ele se apresentasse rapidamente.

O bispo respondeu que embora tivesse o respeito mais profundo por sua majestade, contudo Deus estava infinitamente acima dele; que às vezes nós estamos ocupados com Ele, e é nosso dever deixar tudo o mais para trás; e por isso julgou ter obedecido a Deus não tendo negligenciado as ordens de sua majestade, que, quando fora escolhido como bispo, lhe tinham recomendado sempre preferir o serviço de Deus àquele dos homens. Esta resposta causou uma boa impressão no imperador em favor do santo que passou a olhar suas atitudes de uma forma totalmente nova. Despediu-se dele com todas as honras, e desonrou seus acusadores.

São Ludgero foi favorecido com o dom dos milagres e da profecia. Seu grande zelo o inclinava a ir ensinar a fé às nações do norte, mas o rei não permitia. Sua última doença, embora violenta, não o impediu de continuar suas funções até o último dia de sua vida.
No dia 26 de março de 809, levantou muito cedo, rezou a missa, e outra vez antes da noite, rezou novamente a missa com homilia. Disse aqueles que estavam com ele que morreria nesta noite, e deveriam preparar um lugar na parte de cima do seu mosteiro de Werden, onde escolheu ser enterrado.


Morreu, conforme previsto, à meia-noite. Suas relíquias são mantidas ainda em Werden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário