sexta-feira, 25 de março de 2016

O Bom Ladrão - São Dimas


O Bom Ladrão é o protetor dos pobres agonizantes, sobretudo daqueles cuja conversão na última hora parece mais difícil. Entregam a ele a proteção das casas e propriedades contra os ladrões. Invocam-no nas causas difíceis, sobretudo nos negócios financeiros.
Recomendemos ao grande Santo os pecadores em agonia. Invoquemos a ele para a conversão e emenda dos bêbados, dos jogadores e ladrões.

É protetor dos presos e das penitenciárias, dos carroceiros e condutores de veículos.
Enfim, grande é o poder de intercessão do Bom Ladrão convertido no Calvário. Peçamos a São Dimas, sempre a maior das graças, a perseverança final, a de não morrermos no pecado, e de nos arrependermos sinceramente antes da morte.
Segundo a tradição, Dimas foi célebre ladrão. Exerceu o banditismo na Judéia. Era de origem egípcia, pagão, e não judeu.

“Sobre a cruz dois ladrões, imagem dos judeus e dos gentios. O ladrão penitente, a imagem do paganismo, andando primeiramente no erro, e voltando para a verdade. O que permanece ladrão até a morte é a imagem dos judeus até a hora da crucifixão andaram eles pelo caminho do crime. A cruz, porém os separa”. São João Crisóstomo

Dimas foi crucificado como Jesus Cristo. Cravaram-lhe as mãos e os pés na cruz. Não há probabilidade de que tenha sido simplesmente amarrado na cruz. Não era este o modo de crucificar os grandes criminosos. A crucifixão importava na transfixão das mãos e dos pés na cruz. Era horrível tortura.
Crucificado ao lado de Jesus, Dimas percebeu logo a mansidão, a doçura, de Jesus. Dimas observou a paciência de Jesus e se comoveu. Tocado pela graça, se converte miraculosamente. Heroica foi a fé e admirável a confiança daquele pobre Ladrão naquela hora. Via ao seu lado um homem crucificado, blasfemado, insultado, de modo vil pela plebe, e pelos sacerdotes e os inimigos. Entretanto tocado miraculosamente pela graça, reconhece em Jesus crucificado, o Messias e um Deus, o Senhor de um Reino celestial.

O Martirológio Romano diz apenas no dia 25 de Março: "Em Jerusalém comemoração do bom ladrão que na cruz professou a fé em Cristo Jesus e mereceu ouvir estas palavras:
"Hoje estarás comigo no paraíso".

O Sábio Cardeal Baronio faz esta observação: "Quase todos o chamam Dimas".
O nome foi tirado dos Evangelhos apócrifos, e por isto foi omitido no Martirológio, mas não obstante, existe um certo número de altares e Igrejas com o nome e invocação de São Dimas.
Foi apenas para evitar os ataques dos hipercríticos que a Sagrada Congregação dos Ritos, em 1724, suprimiu o nome de Dimas, e diz simplesmente o bom ladrão.

Entre os Santos, São Dimas tem privilégios que outros não tiveram. Gozará de uma glória, diz Monsenhor Gaume, baseado nos Santos Padres, uma glória que muitos não possuem:

PRIMEIRO: São Dimas foi o único Santo que mereceu ser crucificado com Jesus Cristo, e como Jesus Cristo. Que há de mais semelhante a um Crucificado que outro Crucificado?

SEGUNDO: Foi o advogado do Filho de Deus na cruz. Proclama a inocência de Jesus quando os inimigos o acusam e os amigos se calam.

TERCEIRO: Único pregador da Divindade de Cristo no Calvário. – Se foi preciso muita coragem para confessar a inocência de Jesus maior foi a fé em reconhecer naquele crucificado um Deus, o Senhor de um Reino no céu.

QUARTO: Foi o Companheiro das dores de Maria no Calvário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário