quinta-feira, 10 de março de 2016

Beato Elias do Socorro Nieves

Aos discípulos, assombrados ante as dificuldades para entrar no Reino, Jesus adverte: «aos homens é impossível, mas a Deus não, pois a Deus tudo é possível» (Mc 10, 27). Acolheu esta mensagem o Padre Elias do Socorro Nieves, sacerdote agostiniano, que foi elevado à glória dos altares como mártir da fé. A total confiança em Deus e na Virgem do Socorro, de quem era muito devoto, caracterizou toda a sua vida e o seu ministério sacerdotal, exercido com abnegação e espírito de serviço, sem se deixar vencer pelos obstáculos, os sacrifícios ou o perigo. Este fiel religioso agostiniano soube transmitir a esperança em Cristo e na Providência divina. 
A vida e o martírio do Padre Nieves, que não quis abandonar os seus fiéis apesar do perigo que corria, são por si mesmos um convite a renovar a fé em Deus que tudo pode. Enfrentou a morte com integridade, abençoando os seus verdugos e dando testemunho da sua fé em Cristo. A Igreja no México conta hoje com um novo modelo de vida e poderoso intercessor, que o ajudará a renovar a sua vida cristã; os seus irmãos agostinianos têm mais um exemplo a imitar, na sua constante busca de Deus na fraternidade e no serviço ao Povo de Deus; para a Igreja inteira é uma demonstração eloquente dos frutos de santidade, que o poder da graça de Deus produz no seu seio.
Papa João Paulo II - Homilia de beatificação 12 de outubro de 1997

Elias do Socorro Nieves nasceu na Ilha de S. Pedro, Yuriria (México) a 23 de Setembro de 1882. Desde a mais tenra idade manifestou o desejo de ser sacerdote, mas circunstâncias particulares da sua vida impediram-no: a pobreza da família, a sua enfermidade e o assassínio do pai. Aos 21 anos abandonou a vida de camponês e entrou no Seminário agostiniano, tendo professado os primeiros votos em 1911, quando assumiu o nome de Elias do Socorro. Ordenado Sacerdote em 1916, exerceu o ministério em diversas localidades e, em 1921, foi nomeado vigário paroquial de La Cañada de Caracheo, localidade muito pobre, onde colaborou com grande dedicação na assistência espiritual e material dos seus fiéis. Manteve-se sempre à margem da recém-criada ideologia revolucionária. 
Quando no final de 1926 se chegou à perseguição da Igreja, o Padre Elias não obedeceu à ordem governativa de abandonar o trabalho pastoral na zona rural; e assim, estabeleceu-se numa gruta perto de «La Gavia», assegurando aos seus fiéis a assistência religiosa, exercida normalmente durante a noite. 

Esta clandestinidade terminou no dia em que um destacamento militar descobriu que, sob o vestido branco de camponês, ele trazia o hábito agostiniano; declarou a sua condição de sacerdote e foi preso, juntamente com dois camponeses. Na prisão, o Padre Elias teve ocasião de discutir temas religiosos com os soldados que o vigiavam. 

Na manhã de 10 de Março de 1928 foi levado ao centro urbano de Cortazar e ali fuzilado, depois de ter assistido à morte dos seus dois companheiros. Antes de morrer recitou o Credo, deu a bênção a alguns soldados que se ajoelharam e gritou forte: «Viva Cristo Rei!».


Nenhum comentário:

Postar um comentário