segunda-feira, 23 de outubro de 2017

23 de outubro - São Guilherme e Beato João Bom (Agostinianos)

São Guilherme nasceu,  provavelmente, na França, peregrinou  pela Espanha, Itália e Terra Santa. Seus discípulos fundaram  comunidades eremíticas  na Itália, Bélgica,  Alemanha e Hungria.

Muito embora pouco se saiba pouco da vida de Guilherme quando era criança e jovem, sabe-se que ele nasceu era de uma família nobre e levou uma vida de pecado quando era jovem.

Depois de sua conversão a Cristo, Guilherme peregrinou pela Espanha, Roma e Terra Santa.

Após retornar, buscou um lugar solitário na Toscana - Itália -, para viver como eremita. Ele tentou, mas sem sucesso, reformar alguns grupos de eremitas na Toscana.

O que é um eremita? Um eremita é uma pessoa que vive no ermo - lugar desabitado - para praticar penitência.

Depois de seu insucesso, ele se mudou para um eremitério em Malavalle - em Grossetto, na Itália -, onde permaneceu levando uma vida de oração, silêncio, jejum e penitência até sua morte no dia 10 de fevereiro de 1157.

Ele não fundou nenhuma Ordem Religiosa nem escreveu uma Regra de Vida. Contudo, dois de seus seguidores formaram a Ordem de São Guilherme (também conhecida como Guilhermitas), logo depois de sua morte.

Um deles, chamado Alberto, compôs uma Regra que ele chamou de A Regra de São Guilherme. Nela, Alberto descreve a vida de ascetismo de seu mestre, Guilherme o eremita.

A Regra é o documento de fundação de um instituto religioso. Pela Regra um membro da comunidade pode "medir" sua conduta e saber se está vivendo corretamente o projeto de vida idealizado pelo fundador.

A Regra de Santo Agostinho é uma das mais antigas e mais populares de todas as regras.

Com o tempo outros seguidores de seu modo de vida ingressaram na Ordem que se espalhou pela França, Bélgica, Alemanha e Hungria.

Na época da Grande União Agostiniana em 1256, quando diversos grupos religiosos foram incorporados à Ordem Agostiniana, os Guilhermitas estavam entre os que se tornaram Agostinianos.

A Grande União proporcionou a diversos mosteiros unirem-se e formarem uma comunidade ainda maior e mais forte tendo como estilo de vida o ideal de Santo Agostinho.

Porém, essa união não funcionou em sua integralidade e dentro de alguns meses muitos ex-guilhermitas se retiraram da união com os Agostinianos enquanto que outros permaneceram.

Apesar disso, os Agostinianos veneram são Guilherme desde o décimo-terceiro século.

Guilherme o eremita também é conhecido como Guilherme de Malavalle e Guilherme o Grande.

O Papa Inocêncio III o canonizou em 1202 e este fato atraiu muitos peregrinos à sua tumba. Muitos destes peregrinos permaneceram em Malavalle com o propósito de seguir seu modo de vida.

O Beato João Bom nasceu em Mântua - Itália - por volta de 1168. Ele tornou-se um eremita conhecido por sua confiança em Deus, seu amor á Igreja e seu espírito de penitência.

Seu pai morreu quando ele era ainda um menino. Ao completar 16 anos, João deixou sua mãe viúva e viajou por várias regiões da Itália.

Em 1209 ele ficou seriamente doente e prometeu mudar seu modo de vida e fazer penitência se Deus poupasse sua vida. E ele se recuperou.

João começou, então, a viver como um eremita e, de 1210 até sua morte em 1249, ele escolheu um eremitério remoto em Butriolo, perto de Cesena - parte norte da Itália -, por sua morada.

Conforme sua reputação de santo e modo de vida simples se tornaram conhecidos, outros quiseram viver o mesmo estilo de vida dele e, com o tempo, formaram uma comunidade, Os Eremitas do Irmão João Bom.

A Ordem não tinha uma Regra própria aprovada; então Roma deu-lhes a Regra de Santo Agostinho para guiá-los.

A Ordem juntou-se à Ordem Agostiniana durante a Grande União de 1256, quando diversos grupos religiosos que seguiam a Regra de Santo Agostinho foram incorporados à Ordem Agostiniana.

João continuou a viver em seu eremitério espartano praticando penitências austeras e tendo colóquios íntimos com Deus. Contudo, sua vida contemplativa não o separou totalmente de seus irmãos.

João frequentemente pregava a todos que o procuravam e assim ganhou muitos para uma vida de fé e com mais devoção.

Ele também estabeleceu uma associação de leigos conhecida como "Irmãos e Irmãs da Penitência", possivelmente a primeira Ordem Terceira (hoje conhecida como Fraternidade Secular) dentre tantas futuramente estabelecidas pelas Ordens Mendicantes.

os mendicantes seguiam o Evangelho por meio de uma vida de pobreza e dependiam de esmolas para viverem e encontrar apoio em seu trabalho pastoral.

João Bom era admirado pelos seus discípulos como uma pessoa humilde, atencioso, caridoso e profundamente respeitoso com todos. Ele cultivou uma grande devoção à Maria e, junto com sua comunidade, construiu e dedicou à Mãe de Jesus uma igreja.

João permaneceu leigo e aparentemente era analfabeto. Ele era dotado, no entanto, de uma boa memória e juízo prático, o que era evidente na administração da comunidade e no seu papel de árbitro entre os vilarejos rivais.

Por volta de 1238, quando ele tinha 70 anos, ele passou adiante o governo da comunidade e se entregou a uma vida mais intensa de contemplação.

João Bom morreu no dia 16 de outubro de 1249 em Mântua. Seus restos estão preservados na igreja de Santa Agnes em Mântua. Ele foi beatificado pelo Papa Sixtus IV em 1483.

Oração

Deus, nosso Pai, que concedestes a São Guilherme e ao Beato João Bom um verdadeiro espírito de penitência e contemplação: Seguindo seus exemplos, sejamos guiados pelo espírito de vosso amor.


Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário