quarta-feira, 4 de outubro de 2017

04 de outubro - Beato Francisco Xavier Seelos

"Devolve-me o júbilo da tua salvação, e um espírito generoso me sustente. Vou ensinar os teus caminhos aos culpados, e os pecadores voltarão para ti" (Sl 50, 14-15). Fiel ao espírito e ao carisma da Congregação redentorista a que pertencia, o Padre Francisco Xavier Seelos meditava com frequência estas palavras do Salmista. Sustentado pela graça de Deus e por uma intensa vida de oração, o Padre Seelos deixou a sua pátria, a Baviera, e empenhou-se generosa e alacremente no apostolado missionário entre as comunidades de imigrantes nos Estados Unidos.

Nos vários lugares onde trabalhou, o Padre Francisco Xavier difundiu o seu entusiasmo, espírito de sacrifício e zelo apostólico. A quem estava abandonado e perdido, anunciou a mensagem de Jesus Cristo, "fonte de salvação eterna" (Hb 5, 9) e, nas horas transcorridas no confessionário, convenceu muitos a voltarem para Deus. Hoje, o Beato Francisco Xavier Seelos convida os membros da Igreja a aprofundarem a sua união com Cristo nos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Através da sua intercessão, todos aqueles que trabalham na vinha para a salvação do povo de Deus sejam encorajados e revigorados na própria tarefa.
Papa João Paulo II – Homilia de beatificação – 09 de abril de 2000


Foi ordenado Sacerdote a 22 de Dezembro de 1844 em Baltimore, e dedicou-se ao apostolado dos imigrantes alemães nos Estados Unidos. Alguns meses mais tarde foi transferido para Pittsburgo, na Pensilvânia, onde trabalhou como vice-pároco de São João Neumann, superior da comunidade redentorista.

Participou nas "Missões das Paróquias" em várias localidades, distinguindo-se sempre como grande pregador, bom confessor e zeloso pastor dos pobres e marginalizados. O ponto fundamental do seu apostolado era o ensino da catequese para o crescimento da comunidade paroquial.

Cuidou também da formação de outros redentoristas, tendo sido prefeito de estudos e infundindo nos seminaristas entusiasmo, espírito de sacrifício e zelo apostólico.
Em 1860, o Bispo de Pittsburgo propôs ao Papa Pio IX o nome de Francisco Xavier Seelos como seu sucessor, mas este escreveu ao Papa pedindo que fosse nomeado outro sacerdote.

De 1863 a 1866 trabalhou como missionário itinerante em vários Estados e, quando lhe foi designada a comunidade de Nova Orleans, ali permaneceu pouco tempo, pois, na assistência pastoral a vários doentes, contraiu a febre amarela, por ele suportada com paciência e resignação, obrigando-o a limitar quase toda a atividade pastoral.

Francisco Xavier faleceu no dia 4 de Outubro de 1867.

Nenhum comentário:

Postar um comentário