sábado, 21 de outubro de 2017

21 de outubro - São Pedro Yu Tae-cho

Desde os primeiros séculos, sempre foi muito difícil conhecer a vida dos mártires porque, apesar de serem o grupo mais importante de santos, os cristãos muitas vezes não consideraram mais apropriado transmitir numerosos detalhes sobre sua existência terrena, seu cotidiano de cristão.  Em vez disso, enfatizavam o testemunho extremo da fé cristã que levou à doação de seu próprio sangue. Este problema às vezes também existe para os mártires da era moderna, especialmente os que viveram em terras distantes, falando de europeus e possivelmente mortos em uma idade jovem. Assim também São Pedro  Yu Tae-chol, de nacionalidade coreana, e martirizado com apenas 13 anos de idade.

Pedro nasceu em 1826 em Ipjeong, perto de Seul, capital da hoje Coréia do Sul. Com apenas treze anos, talvez nem isso porque não conhecemos o exato dia de seu nascimento, ele foi preso em Seul pelos inimigos da fé cristã. Durante o seu tempo de prisão, ele nunca deixou de exortar os outros prisioneiros a suportar os muitos males que ele mesmo já havia sofrido. Depois de padecer com muitos sofrimentos, seu martírio foi consumado por estrangulamento. Era 21 de outubro de 1839.

Pedro Yu Tae-chol foi beatificado em 5 de julho de 1925 sob o pontificado de Pio XI e finalmente canonizado pelo papa João Paulo II em 6 de maio de 1984 com outros 102 mártires, europeus, nativos  e missionários que haviam lavado a terra com o sangue coreano. O grupo, conhecido como "Santo Andrea Kim Taegon, Paul Chong Hasang e Companheiros", é celebrado pelo calendário litúrgico latino em 20 de setembro. O pequeno mártir Pedro Yu Tae-chol também é individualmente comemorado no Martirologio Romano em 21 de outubro, o aniversário do martírio.


O testemunho extremo deste menino pode ser um modelo eloquente nesta sociedade impregnada de relativismo em que o cristianismo é para tantos jovens uma voz desconfortável entre muitos, e Cristo é uma  pessoa para quem ele não merece dar vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário