terça-feira, 17 de outubro de 2017

17 de outurbo - São Ricardo Gwyn

Por quarenta anos, mesmo após a dissolução dos mosteiros, o País de Gales manteve seu intenso catolicismo, já que a maioria das principais famílias e pessoas da aldeia permaneceu fiel à fé. Mas quando os missionários católicos começaram a se mudar do continente europeu para a Inglaterra, a Rainha Elizabeth e seus ministros partiram para erradicar o catolicismo, cortando os canais da graça sacramental e silenciando as vozes que pregaram a Palavra de Deus. 

No País de Gales, a primeira vítima dessa campanha foi um leigo chamado Ricardo Gwyn (também conhecido como White). Ele nasceu em Llanidlos, em Montgomeryshire, em 1537, e foi educado no protestantismo. Depois de completar seus estudos no St. John's College em Oxford, ele abriu uma escola em Overton, Flintshire. Pouco tempo depois, ele se converteu ao catolicismo. 

Quando começou a falatar nas celebrações protestantes despertou suspeitas, e assim, Ricardo mudou-se para Erbistock com sua família. Em 1579, em Wrexham, ele foi reconhecido por um apóstata, que o denunciou às autoridades. Ricardo foi preso, mas conseguiu escapar.

Em junho de 1580, o conselho da rainha ordenou aos bispos protestantes que tratassem os católicos com mais força para prestar juramento de lealdade, especialmente para "todos os professores de escolas, públicos e privados". 

De acordo com as instruções, os bispos ordenaram a prisão, um mês depois, de Ricardo Gwyn, que o juiz enviou à prisão de Ruthin. 

Ele apareceu novamente perante o juiz em torno do dia de São Miguel, mas, ao se recusar a prestar juramento de fidelidade, ele foi enviado de volta à prisão. 

Em maio do ano seguinte, o juiz ordenou que ele fosse conduzido pela força à uma Igreja protestante. Ricardo aproveitou a oportunidade para interromper o pregador com o ruído ensurdecedor de suas correntes. Como castigo, ele foi acorrentado e pendurado em um cepo das 10 da manhã até as 8 da noite, "enquanto uma multidão de ministros protestantes o insultavam e molestavam".

Um deles afirmou que ele possuía o poder de amarrar e desatar, exatamente o mesmo que São Pedro. Enquanto o ministro tinha o nariz tão vermelho quanto o de um bebedor, Richard respondeu com exasperação: “A diferença é que, enquanto São Pedro recebeu as chaves do Reino dos Céus, você recebeu as chaves do vinícola”. 

O juiz ordenou que ele pagasse uma multa de 800 libras por causar desordem na igreja. Em setembro, ele foi multado com 1680 libras por não ter frequentado serviços protestantes ao longo de seu tempo na prisão. O juiz perguntou-lhe como ele pagaria as altas multas. Ricardo respondeu: "Eu tenho um pouco de dinheiro". "Quanto?" Perguntou o juiz, "Sixpence", respondeu o santo, sorrindo. Depois de ter sido tentado três vezes mais, foi enviado com outros três leigos e o padre jesuíta Juan Bennet ante ao Conselho das Marcas. Os mártires foram torturados em Bewdley, Ludlow e Bridgnorth, para revelar os nomes de outros católicos.

Em outubro de 1584, São Ricardo foi tentado pela oitava vez em Wrexham, juntamente com outros dois católicos, Hughes e Morris. Foi acusado de ter tentado reconciliar com a Igreja de Roma um certo Luis Gronow e de ter mantido a soberania pontifícia. Ricardo respondeu que nunca tinha falado com Gronow. 

Gronow declarou, publicamente mais tarde, que o Vigário de Wrexham e outro fanático pagaram a ele e a outras duas pessoas uma certa quantia para dar testemunho falso.
Como os membros do júri se recusaram a comparecer ao julgamento, o juiz formou de repente outro corpo de jurados cujos membros tiveram a ingenuidade de perguntar a ele, a quem eles deveriam absolver e a quem eles deveriam condenar!

Ricardo Gwyn e Hughes foram condenados à morte e Morris recuperou sua liberdade (Hughes foi perdoado depois). 

O juiz ordenou que a esposa de Ricardo fosse chamada, e ela se apresentou com seu filho em seus braços. O juiz, então,exortou-a a não imitar seu marido. Ela respondeu: “Se você quer sangue, você pode tirar minha vida junto com a do meu marido. É suficiente que você dê um pouco de dinheiro às testemunhas e eles imediatamente declararão contra mim”.

São Ricardo foi executado em Wrexham, em 15 de outubro de 1584. Era um dia chuvoso. A multidão gritou para que o deixasse morrer antes de ser desmembrado, mas o prefeito, que era um apóstata, recusou-se a conceder essa graça. 

O mártir gritou na tortura: "Meu Deus! O que é isso?" "Uma execução que é realizada por ordem de Sua Majestade", respondeu um dos carrascos. "Jesus, tenha piedade de mim!" Exclamou o santo. Poucos momentos depois, sua cabeça estava rolando no chão.


Durante seus quatro anos de prisão, o santo escreveu em galês uma série de poemas religiosos em que ele exortou seus compatriotas a permanecerem fiéis à Santa Mãe Igreja e descreveram, com uma violência compreensível em suas circunstâncias, a nova religião e sua ministros. Ele foi beatificado em 1929 e canonizado em 1970 pelo Papa Paulo VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário