terça-feira, 31 de outubro de 2017

31 de outubro - Santa Maria de la Purísima.

Cada um de nós, enquanto batizado, participa a seu modo no sacerdócio de Cristo: os fiéis leigos no sacerdócio comum, os sacerdotes no sacerdócio ministerial. Assim, todos podemos receber a caridade que brota do seu Coração aberto, tanto para nós mesmos como para os outros, tornando-nos «canais» do seu amor, da sua compaixão, especialmente para aqueles que vivem no sofrimento, na angústia, no desânimo e na solidão.

Aqueles que hoje proclamamos Santos, serviram constantemente, com humildade e caridade extraordinárias, os irmãos, imitando assim o Mestre divino.

Santa Maria da Imaculada Conceição, bebendo nas fontes da oração e da contemplação, serviu pessoalmente e com grande humildade os últimos, com uma atenção especial aos filhos dos pobres e aos doentes.

Papa Francisco – Homilia de Canonização – 18 de outubro de 2015

O caso de Maria de la Purísima é singular, pois foi canonizada apenas 17 anos após sua morte, um processo mais rápido do que o normal.
Ela foi incluída no livro dos santos graças ao milagre realizado em favor um homem que estava em estado de coma e que despertou sem sequelas devido a sua intercessão.
Anteriormente, tinha sido declarada beata depois que, Bento XVI assinou o decreto que reconhecia um milagre de cura de uma menina da cidade de Huelva, no sul da Espanha.

María de la Purísima - no mundo María Isabel Salvat - nasceu em Madri, mas viveu praticamente toda a vida em Sevilha, onde morreu em 1998. Ela é, portanto, uma santa sevilhana.

Curiosamente, ela nasceu em Madri no mesmo prédio onde morreu o poeta Gustavo Adolfo Bécquer, que deixou escrito em seus Poemas o versículo que diz:
- Para um sorriso, um céu.

Para a menina, que nasceu naquela casa em Madri, onde o poeta morreu, corrigiu o verso para torná-lo uma vida própria e especialmente para os pobres deste mundo a quem serviu com virtude heroica:
- Um sorriso do céu.
O sorriso e o céu.

"Ela fez tudo", dizem as Irmãs, "com os olhos fixos no céu e com o pensamento da vida eterna.”

Em María de la Purísima, a presença de Deus era tão natural quanto a respiração.
E seu sorriso.
- Um sorriso do céu.

Sorriso que transbordou de alegria humana e espiritual. Todas as Irmãs que viveram com ela dizem assim. Um sorriso que produziu em seu ambiente a paz de Deus.

Escrevendo para uma das Irmãs, sua aluna e então uma religiosa, ele exortou-a a dizer:
- Não fomente o espírito de tristeza; pelo contrário, alegremente deem-se a todos e tentem fazer todos felizes sem pensar em si mesmos ... Sempre felizes, porque não temos motivos para mais nada, porque é tanto que recebemos do Senhor que isso seria suficiente para nos tornar felizes.

Mas não é apenas o sorriso dela.
É a santa das pequenas coisas. Sem recorrer a atos heroicos, pode ser extraordinária no comum.
Os nove consultores teólogos, que examinaram suas virtudes em Roma e formularam uma opinião positiva, viram em Maria de la Purisima que ela era heroicamente humilde, forte, obediente, útil, serena e moralmente transparente como um cristal.

O que uma noviça confessou:
- Vivi com uma santa que pode ser imitada.

Em 9 de junho de 1945, ela recebeu o hábito e iniciou seu noviciado que durou dois anos. Maria Isabel foi nomeada Maria de la Purísima da Cruz.
Gostaria de especular um pouco sobre o seu nome religioso.
Por quê puríssimo e não imaculado?
Eles dizem o mesmo, eles significam o mesmo, mas a palavra "Purísima" tem uma conotação muito sevilhana. Quando, no início do século XVII, Sevilha vivia com paixão o imaculado mistério, a ponto de ganhar com honra o belo título da cidade da Imaculada, também começou a espalhar o belo hábito de se cumprimentar com a "Ave Maria Purísima", para responder  “Sem pecado concebido”. E as denominações fraternas também surgem com o título de «Puro e limpo» ou de «Purisima».

E Maria Isabel – por que ela escolheu? Foi sua professora no noviciado que o sugeriu – Foi-lhe dado o nome de uma denominação muito sevilhana. Ela queria, desde que fez uma novena à Imaculada para suavizar o coração de seu pai, ser chamada como a Santíssima Virgem em seu imaculado mistério.

E assim será a partir deste momento. Com a adição "de la Cruz", que todas as Irmãs adicionam ao nome religioso.
Maria Isabel será, desde então, Irmã Maria de la Purísima da Cruz. E agora, depois da canonização, Santa Maria de la Purísima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário