quinta-feira, 19 de outubro de 2017

19 de outubro - Santos Mártires Canadenses

No dia 29 de junho de 1930, durante o pontificado de Pio XI foram canonizados oito santos mártires do Canadá, que no início do século XVII deram suas vidas pela evangelização dos povos indígenas que habitavam as regiões onde hoje são as cidades de Quebec e Montreal. 

Os primeiros a chegar eram missionários franciscanos, mas em 1623 os jesuítas chegaram ao Canadá, que se dedicaram entusiasticamente à missão entre os índios ferret e a fundação das cidades de San José, San Ignacio, San Luis e Santa Maria.
 

Em 1642, essas missões foram atacadas pelos temerosos Iroquois, que viviam ao sul do Lago São Lourenço e Ontário, e uma guerra implacável estourou durante a qual o padre Isaac Jogues foi feito prisioneiro e o Irmão Renato Goupil, morto por um índio, enfurecido em vê-lo pregar aos executores.
 O padre Jogues, após treze meses de cativeiro, foi mutilado barbaramente e perdeu sua vida no martírio junto com outro padre jesuíta, padre Juan Ladande. 

Após um período de paz, os iroques ocuparam o país novamente e destruíram a missão de San José, matando o padre Antonio Daniel.
 Mais tarde, eles devastaram San Ignacio, San Luis e Santa Maria, dando morte no martírio aos Pais Juan Brébeuf e Daniel Lalemant. 

Então a missão de São João Batista foi devastada, matando o padre Carlos Garnier .Também morreu o padre Natal Chabanel , que pouco antes disse: "Esta vida vale pouco, mas a felicidade do céu não pode ser arrancada dos iroqueses".
 

A lista desses 8 santos é a seguinte:

 
Natal Chabanel
Juan Brébeuf  Clique aqui
Isaac Jogues
Renato ou René Goupil 
Juan de La Lande
Antonio Daniel 
Gabriel Lalement y
Carlos Garnier 

Nenhum comentário:

Postar um comentário