sábado, 14 de outubro de 2017

14 de outubro - Beato Gonçalo de Lagos (Agostiniano)

Gonçalo de Lagos tornou-se um eminente teólogo dedicando sua vida a pregar e instruir crianças e pessoas simples ou sem instrução. Como superior nas comunidades religiosas, ele exerceu com amor o serviço da autoridade.

Na cidade de Faro ele é o protetor dos pescadores e patrono da juventude.
Ele nasceu por volta de 1360, na pequena cidade de Lagos, sul de Portugal. Filho de pescadores e pescador também ele, enquanto visitava uma das igrejas agostinianas de Lisboa sentiu o chamado à vida na clausura. Em 1380 vestiu o hábito dos filhos de Santo Agostinho.

Na Ordem rapidamente se distinguiu pelo amor ao estudo, se bem que, por espírito de humildade, chegado o momento, não quis aceitar o magistério em Teologia.

Uma vez ordenado sacerdote foi muito apreciado tanto pela pregação como por sua entrega ao trabalho pastoral e à cura de almas.

De maneira particular, encantava-lhe poder ensinar as verdades da fé a trabalhadores e pessoas simples ou sem instrução. E ainda mais, a crianças e adolescentes.

Nomeado várias vezes prior - de fato esteve à frente dos maiores e mais importantes conventos da província lusitana, como Lisboa e Santarém - deixou muitas amostras do grande zelo religioso que o consumia e da preocupação pela observância regular.

Apesar de ser excelente calígrafo, miniaturista e compositor de cânticos sacros, nem por isso, se era necessário, desdenhava realizar afazeres humildes como o de enfermeiro, cozinheiro ou porteiro.

Seu espírito de piedade foi exemplar, vivendo-o unido a um profundo sentido ascético.

Em 1412 foi eleito superior de Torres Vedras, uma localidade não muito distante de Lisboa, onde permaneceu até o fim de seus dias, desempenhando sempre a incansável atividade no campo pastoral e pedagógico.

Muitas eram as pessoas que sentiam por ele um afeto filial.

Faleceu no dia 15 de outubro de 1422 e foi sepultado na igreja conventual Virgem da Graça de Torres Vedras, já venerado como santo enquanto ainda vivia, seu culto cresceu depois de sua morte.

Seu culto foi confirmado por Pio VI em 1778. 

Oração
Senhor, que conduzistes o Beato Gonçalo à glória celestial, pelo caminho da humildade, ajudai-nos a seguir, com espírito humilde, seu exemplo de total entrega aos irmãos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário