domingo, 15 de outubro de 2017

15 de outubro - Santa Teresa de Ávila

Para começar uma oração

Sabeis o que vos pode ajudar para vos manter na presença de Deus? Procurai trazer convosco uma imagem ou retrato deste Senhor, que seja de vosso gosto. Não para a colocardes no seio sem a olhar, mas para lhe falardes muitas vezes. Ele mesmo vos há de inspirar o que lhe haveis de dizer.

Quando conversais com outras pessoas, não vos faltam palavras; por que vos hão de faltar para vos entreterdes com Deus? Não julgueis impossível – ao menos eu não o julgo. É preciso acostumar-vos a isto, adquirir o hábito.

A falta de trato com uma pessoa causa estranheza e embaraço, nem se sabe falar com ela. Mesmo sendo aparentada conosco, parece que não a conhecemos. Com a falta de comunicação pouco a pouco se perdem o parentesco e a amizade.

Servir-se de um bom livro também é de grande auxílio para recolher as ideias e rezar bem as orações vocais. Com agrados e artifícios vai-se acostumando a alma aos pouquinhos para a meditação, sem a amedrontar.

Chegai-vos para junto deste bom Mestre, muito determinadas a aprender o que vos ensina. Sua Majestade dar-vos-á as graças para serdes boas discípulas. Se não o abandonardes, Ele não vos abandonará.


Reparai nas palavras que nos dizem aqueles lábios divinos ensinando o Pai Nosso, e logo à primeira, entendereis o amor que vos tem. Ver que seu mestre o ama, não é pequena vantagem para o discípulo, e causa-lhe grande alegria.

Caminho de Perfeição - Trecho do Capítulo 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário