terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

05 de fevereiro - São Jesús Méndez Montoya


Através da profunda união com Cristo, iniciada no batismo e alimentada pela oração, os sacramentos e a prática das virtudes evangélicas, homens e mulheres de todos os tempos, como filhos da Igreja, alcançaram a meta da santidade. São Santos porque colocaram Deus no centro da sua vida, fazendo da busca e difusão do seu Reino a razão da própria existência; são Santos porque as suas obras continuam a falar do seu amor total ao Senhor e aos irmãos, dando frutos copiosos graças à sua fé viva em Jesus Cristo e ao seu compromisso em amar, inclusivamente os inimigos, como Ele nos amou.

Todos eles entregaram a própria vida a Deus e aos irmãos, através do martírio ou pelo caminho da oferenda generosa ao serviço dos necessitados. A firmeza da sua fé e esperança sustentou-os nas várias provações a que foram submetidos. É uma herança preciosa, fruto da fé arraigada em terras mexicanas que, nos alvores do terceiro milênio do Cristianismo, deve ser conservada e revitalizada para continuardes a ser fiéis a Cristo e à sua Igreja, como fostes no passado.

Papa João Paulo II – Homilia de Canonização - 21 de maio de 2000

Jesús Méndez Montoya nasceu em Tarímbaro, Mich. (Arquidiocese de Morelia), em 10 de junho de 1880. Foi vigário de Valtierrilla, Gto. (Arquidiocese de Morelia). 

Um padre que sabia fazer tudo por todos, não poupou meios para intensificar a vida cristã entre seus paroquianos. Ele ficava longas horas no confessionário onde os cristãos vinham em busca de conversão ou com anseios por maior perfeição por causa de seus sábios conselhos. 

Morava com famílias pobres, era catequista e guia para os trabalhadores e camponeses; e um professor de música regular que formou um bom coro para as celebrações. 

Em 5 de fevereiro de 1928, as forças federais entraram para sufocar um pequeno grupo de cristeros e depois foram para a casa onde o padre Jesús se escondeu, tentando salvar um cibório com hostias consagradas. Descoberto pelos soldados, ele pediu-lhes um momento para consumir o Santíssimo Sacramento e foi lhe concedido. Então, com gentileza, ele foi até uma de suas irmãs e disse:
"É a vontade de Deus. Deixe a sua vontade ser feita”. 

Os soldados o levaram alguns metros para fora do átrio do templo e o sacrificaram com três tiros. 
O sacerdote que se aproveitou de seu conhecimento humano e seu conhecimento de Deus para fazer Jesus ser amado, com seu sangue proclamou seu grande amor por Cristo Rei.

2 comentários: