sábado, 16 de junho de 2018

16 de junho - Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Mt 5,37


O anúncio do Evangelho não admite matizes nem incertezas, não se esconde atrás do talvez nem do sim e não. O anúncio cristão funda-se só na palavra sim. E é esta a força que leva ao testemunho, a ser sal da terra e luz do mundo e a glorificar Deus.

Imagens fortes para significar como o anúncio do Evangelho é esmagador, contundente e decisivo. Portanto, não se trata de palavras, de matizes que são um pouco sim-sim, não-não, e que no final te levam a procurar uma segurança artificial, como por exemplo é a casuística. Pelo contrário, estamos diante de palavras fortes: “sim”, é assim. Palavras que indicam a força do Evangelho, a força do anúncio cristão, a força que te leva ao testemunho e também a glorificar Deus.

Em Jesus foram todas as promessas cumpridas. São sim, porque Ele é a plenitude das promessas. N’Ele cumpre-se tudo o que foi prometido e por isso Ele é plenitude, é “sim”. Em Jesus não há um “não”: sempre “sim”, para glória do Pai. Mas também nós participamos deste sim de Jesus, porque Ele nos conferiu a unção, nos imprimiu o selo, nos deu o penhor do Espírito. Portanto participamos porque somos ungidos e temos nas mãos aquela segurança — o penhor do Espírito. O Espírito que nos levará ao sim definitivo, à nossa plenitude, e que nos ajudará a tornar-nos luz e sal, isto é, a dar testemunho.

Pelo contrário quem esconde a luz dá contratestemunho; um pouco “sim” e um pouco “não”. Possui a luz mas não a oferece, não a faz ver e se não a mostra, não glorifica o Pai que está nos céus. Do mesmo modo, há quem possui o sal, mas toma-o para si mesmo e não o doa a fim de que se evite a corrupção. Contudo, o Senhor ensinou-nos palavras decisivas e disse: O vosso falar seja: sim, não. O supérfluo provém do maligno.

Esta atitude de segurança e testemunho, foi confiada pelo Senhor à Igreja e a todos nós batizados, dos quais se requer segurança na plenitude das promessas em Cristo: em Cristo tudo se cumpriu e testemunho aos outros: isto é ser cristão: iluminar, ajudar para que a mensagem e as pessoas não se corrompam, como faz o sal.

Mas se não aceitarmos o sim em Jesus e o penhor do Espírito, então o testemunho será tíbio.
A proposta cristã, é tanto simples quanto decisiva e bonita, e dá muita esperança. Então é suficiente perguntar-nos: Sou luz para os outros? Sou para os outros sal que tempera a vida e a defende da corrupção? Estou unido a Jesus Cristo, que é o sim? Sinto-me ungido, selado? Sei que tenho esta segurança que se tornará plena no céu, mas pelo menos agora é penhor do Espírito?

Por isso, peçamos esta graça: permanecer unidos, radicados na plenitude das promessas em Jesus Cristo, que é sim, totalmente sim, e levar esta plenitude com o sal e a luz do nosso testemunho aos outros para dar glória ao Pai que está nos céus.

Papa Francisco - 13 de junho de 2017

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário