segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Maria é glorificada



O corpo de Maria é glorificado à semelhança do corpo de Jesus Ressuscitado. Na morte e na assunção, ela já participa com plenitude da Páscoa da ressurreição. Também para ela vale o emprego das imagens, que foram utilizadas por Paulo, para exprimir a novidade do corpo transformado ou transfigurado por Deus: incorruptível, reluzente de glória, cheio de força, espiritual (cf.  ICor 15,42-44).
Acolhida nos céus, a Virgem reina com Cristo, o Senhor. Desde a Antiguidade, os Padres a celebram como Senhora, Soberana e Rainha. A razão de sua dignidade régia reside na maternidade divina. Ela participa do reinado de seu Filho, como Mãe do Messias e Mãe da Vida. Também se fundamenta na sua íntima união com Cristo na obra redentora, enquanto Mãe e colaboradora na graça, como nova Eva unida ao novo Adão no sofrimento.

Nesse sentido, o reinado da Virgem passa, à semelhança do senhorio de Jesus, do sofrimento da paixão e morte para a glória definitiva.
Reinando na glória, intercede por nós como nossa Mãe celeste. Torna-se medianeira de graças e bênçãos para a Igreja e para todos que a invocam, pois vive e reina com Cristo, por Cristo e em Cristo, na comunhão com o Pai e o Espírito Santo.

Oração:
Ó Mãe de Deus, protegei-nos como cuidastes de vosso Filho Jesus.
Nós nos colocamos sob vosso cuidado porque também vós sois nossa Mãe.
Como o discípulo aos pés da cruz, nós queremos vos levar conosco para nossa casa e para nossa vida.
Ó Virgem Imaculada, olhai com amor materno os pobres e humilhados, os presos e enfermos, e todos que confiamos em vós para que não percamos a esperança e o sentido da vida.
Rogai pelos pecadores para que se convertam à mensagem de vosso Filho e creiam em seu amor e aceitem seu perdão.
Assisti os agonizantes na hora extrema da morte e conduzi-nos a Jesus, agora e para a eternidade.
Amem.
Dom Edson de Castro Homem - Maria de Nossa Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário