quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Beato Miroslav Bulesic

Devemos dizer que a beatificação de hoje de Don Miroslav Bulesic,  sacerdote e mártir, é a festa da paz sobre a guerra, da fraternidade sobre a divisão, do perdão sobre o ódio, da caridade divina sobre a maldade humana. É uma mensagem positiva, evangélica, profundamente divina, que  move nossos corações para fazer somente o bem. Don Miroslav praticou ao pé da letra as palavras de Jesus: "Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15,12). Don Miroslav considerava a todos "amigos" e não "inimigo". O seu é um testemunho da caridade: "Ninguém tem maior amor do que dar a vida pelos seus amigos" (Jo 15:13).

O Bulesic  é um verdadeiro herói da Igreja na Croácia, que nos anos quarenta sofreu uma perseguição virulenta. Os historiadores dizem que em suas dioceses foram brutalmente massacrados 434 sacerdotes (entre secular e regular) e 24 outros morreram de tortura e privações sofridas durante as condições carcerárias desumanas. Foi um verdadeiro massacre. Foi exterminado 17% do clero croatas da época. Além disso, foram mortos 73 seminaristas, 22 irmãos leigos de várias congregações religiosas e 30 freiras. Um nome bem conhecido no mundo é a do Beato Alojzije Stepinac, Cardeal da Santa Igreja romana que, pela defesa corajosa da liberdade religiosa em sua casa, foi preso, encarcerado e forçado em prisão domiciliar em Krašić, sua cidade natal, onde, em 1960, ele morreu como um mártir devido a uma doença contraída na prisão.

A Igreja, nossa mãe não esquece a coragem e fortaleza desses seus filhos e os recorda com reverência e gratidão.
Todos os crimes por ódio à fé são abomináveis, mas as circunstâncias da morte de  Miroslav Bulesic são particularmente odiosas. É bom lembrar este evento, não por vingança, mas para uma instrução para nunca mais repetir o gesto de Caim. O martírio do nosso Beato ocorreu em 24 de agosto de 1947, em Lanisce, no norte da Istria.  Naquele domingo foi agendada a Confirmação na paróquia, mas não havia sinais concretos de que haveria uma perseguição. Ele decidiu antecipar em uma hora a celebração da missa (de nove para oito na parte da manhã). Apesar do medo e alguns, a confirmação foi administrado regularmente e as crianças foram para casa com seus familiares.

Pouco tempo depois os seguidores e simpatizantes do regime comunista, quebraram e incendiaram as instalações da Igreja, quebrando copos, pratos, ornamentos da igreja e destruindo tudo que era  encontrado. O inferno deste caos é o direcionado contra Don Miroslav, espancado descontroladamente e jogado violentamente contra a parede. O jovem padre sangrando e desfigurado repetia várias vezes a invocação: "Ó Jesus, recebe o meu espírito"
Depois, eles o esmagaram  no chão e o carrasco puxou uma faca do bolso direito, curvou-se e esfaqueou repetidamente a Don Bulesic  no pescoço. O sangue jorrou da ferida tingindo uma parede da sala, derramando nas tábuas do assoalho. O assassino veio com as mãos sangrentas e lavou-se no bebedouro do gado. No julgamento ele foi absolvido.

Este espetáculo bárbaro lembra o martírio do Servo do Senhor profetizado por Isaías: "Eu dei as minhas  costas para baterem, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba; Eu não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam "(Is 50,6); "Ele foi oprimido, e foi afligido, mas não abriu a boca; ele era como um cordeiro ao matadouro, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Ele foi cortado da terra dos viventes, para a culpa do meu povo foi ele atingido "(Is 53,7-8). Se os homens o humilharam, o Senhor o elogiou: "Eis o meu servo prosperará, será honrado, exaltado e elevado muito. Como pasmaram muitos à vista dele - estava tão desfigurado, mais do que qualquer homem de sua aparência [...] - assim ele irá assustar muitas nações "(Is 52,14).
Como Jesus na frente de seus executores, Don Miroslav só conseguiu sussurrar palavras de perdão: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).

Cardeal Angelo Amato – Homilia de Beatificação  - 28 de setembro de 2013

Miroslav Bulesic nasceu em 13 de maio de 1920 na aldeia de Cabrunici, em Istria. Seus pais foram Miho e Lucia. Quando criança, ele aprendeu suas primeiras orações e os fundamentos da fé cristã. Na idade de dez anos Bulesic começou seus estudos no seminário. Depois de um ano de preparação entrou o ano de 1931-1932 e permaneceu no seminário até 1939, ano em que fez o teste de maturidade. Após completar seus estudos no seminário de Koper, o bispo de Porec e Pula o enviou para estudar a Roma.

Ele permaneceu lá desde o Outono de 1939 até o verão de 1943. No dia da Imaculada em 1942, ele participou pessoalmente na Basílica de São Pedro, na consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria feita pelo Papa, e logo depois volta a Istria receber a ordenação sacerdotal.

Foi ordenado sacerdote em 11 de abril de 1943, na igreja paroquial de Svetvincenat. A este respeito, ele anotou em seu diário: "Minha mãe, meu pai e meus irmãos estavam chorando, e tinha razão para lamentar: Seu filho morreu, deixou de pertencer a eles e começou a ser propriedade de Deus". Duas semanas mais tarde, em sua própria paróquia, ele celebrou sua primeira missa. Como um lema para sua vida sacerdotal as palavras do Pai Nosso escolheu: "Venha o teu reino! Tua será feito! "

Naquele mesmo ano, ele foi nomeado pastor da Baderna. Lá, nos próximos dois anos, ele vive um forte compromisso com o ministério pastoral e, ao mesmo tempo, atua corajosa e incansavelmente para com aqueles que no furor da guerra foram mais expostos. Em maio de 1944 ele escreve para Ivan Pavic: "Entre as pessoas aflitas e sangrando, temos que ser como o Bom Samaritano: confortar, curar, colocar bandagem em cada ferida ..."

Devido à sua atitude consistente e determinada, Bulesic foi ameaçado em várias frentes, e na primavera de 1944, em uma nota em seu diário escreve: "Se você quer que eu vá com você, eu estou pronto. Eu ofereço a minha vida pelas minhas ovelhas. Confiando em Tua graça, e se você me fizer digno, não temerei o martírio é o que mais desejo ardentemente. Tua vontade será feita." 
Então, como se ele tivesse uma premonição de que seu sacrifício poderia ser mal interpretado, ele explica o que está disposto a sacrificar sua vida: "Eu quero morrer só para a glória de Deus e a salvação de minha alma e as almas de meus fiéis". 

Enquanto isso, as acusações e calúnias foram se tornando mais frequentes. No dia de Natal 1944 na homilia diz abertamente a seus paroquianos: "Eu não tenho medo de nada porque eu sei que eu cumprir o meu dever, e eu sou calmo diante da face de Deus e do homem. Eu sei que eu vou manter minha fé e honestidade, não trair para o mundo; sem medo Vou dizer a todos o que é certo. Eu sou guiado por estes princípios, que são os princípios de Cristo. Seu caminho é também o meu caminho."

No final da guerra, ele ainda estava em Baderna, mas no outono de 1945, ele foi nomeado pároco de Kanfanar.
Ele continua o seu zelo e entrega total, que acrescenta opor-se à glorificação perniciosa do partido comunista e a deificação programada "líder da revolução". Em 1946, na Sexta-feira Santa proclama corajosamente a partir do púlpito da igreja, "Jesus Cristo crucificado é o nosso Deus e nosso Rei, Fé e salvação de nossas almas, é a nossa maior riqueza, algo sagrado".
Em 1947, já vice-chanceler de seminário Pazin e secretário da Associação Sacerdotal São Paulo, ajudou Monsenhor Jakob Ukmar na administração da confirmação na freguesia de Buzet e igrejas na área. No sábado, 23 de agosto de 1947 os comunistas, enfurecidos, invadiram a igreja paroquial para evitar que o sacramento fosse administrado. Nosso beato estava em pé diante do tabernáculo para defender a Santíssimo Sacramento: "Aqui você só pode passar por cima do meu cadáver", disse ele, o rosto pálido, mas com voz clara e forte.
Ele foi morto com várias facadas no pescoço. Sentindo a morte, pronunciou a invocação: "Ó Jesus, recebe o meu espírito!"
As autoridades não permitiram que fosse enterrado na sua paróquia natal de Svetvincenat, mas obrigaram a enterrá-lo em Lanisce. Só em 1958 é que foi possível o transporte de seus restos mortais à sua paróquia natal, onde eles foram colocados na entrada principal da igreja de São Vicente Mártir.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário