sexta-feira, 22 de junho de 2018

22 de junho - Beato Inocênio V - Papa


Inocêncio V foi o primeiro papa dominicano, e o costume do papa usar batina branca talvez tenha começado com ele, pois quando papa decidiu continuar usando o hábito dominicano.
Nascido Pierre de Tarentaise, no alto vale do Isère, Savoya, foi eleito papa em 21 de janeiro e consagrado em 22 de fevereiro de 1276 para suceder o Beato Gregório X e no seu curto pontificado de apenas cinco meses, dedicou-se a protegeu as ordens religiosas.

Foi educado em sua terra natal e na juventude entrou para a Ordem dos Pregadores ou Dominicana, estudou n Universidade de Paris e ganhou muita fama como pregador, sábio e doutor.

Colaborou com os santos Alberto Magno e Tomás de Aquino na elaboração dos estatutos da Ordem Dominicana e lecionou teologia e também foi reitor da Universidade de Paris, passando a ser muito respeitado como estudioso.

Muito amigo de São Boaventura, pregou no seu funeral em 1274. Foi autor de uma diversificada obra de filosofia, teologia, e direito canônico, incluindo comentários às epístolas de São Paulo e às Sentenças de Pedro Lombardo. Tornou-se provincial da Ordem na França, arcebispo de Lyon e cardeal, foi o principal conselheiro do papa Gregório X.

Extremamente dinâmico, imediatamente após a sua eleição, iniciou os preparativos para uma cruzada e, além disso, ocupou-se da união com a Igreja Oriental ou também dita Grega. Estendeu o cristianismo até a distante Mongólia, batizando os três embaixadores enviados pelo Grande Khan.

Empreendeu uma obra de pacificação na Itália, intervindo para acabar com o conflito entre Carlos de Anjou e Rodolfo. A brevidade de seu pontificado impediu-o de realizar completamente esses projetos, falecendo antes de consegui-lo.

Referido por vezes com o extravagante título de doutor famosíssimo, o papa de número 185, morreu em 22 de junho de 1276, em Roma, e foi sucedido por Adriano V

Sua santidade foi reconhecida pelo povo que o proclamou beato e é comemorado no dia 22 de junho. Venerado como beato, o seu culto foi confirmado pelo papa Leão XIII (1898).

Nenhum comentário:

Postar um comentário