Modesto Andlauer e
Remigio Isoré foram os primeiros jesuítas a morrerem vítimas do movimento
desencadeado para perseguir os católicos e expulsar estrangeiros da China, após
o golpe de Estado de 1898, quando a imperatriz Viúva Ci Xi aprisionou o
sobrinho, o jovem imperador Guangxu. A China assinou
um tratado com a França em 1858, que devolvia aos missionários católicos o
direito de retornar à China, foi quando a Igreja começou a florescer. Mas alguns chineses eram hostis aos católicos porque não
participavam de celebrações públicas nas quais as divindades da China eram
homenageadas. No final do século XIX, o preconceito
anticatólico e anti estrangeiro estava crescendo, quando surgiu o movimento
poderoso e organizado para destruir a Igreja conhecida como Yihe Tuan. Os ingleses deram a eles o nome com o qual são conhecidos,
"os boxers", porque uma parte importante de sua preparação foi um
intenso treinamento de ginástica. Durante a
fase de violência conhecida como a "Rebelião dos Boxers", cerca de
30.000 católicos foram mortos.
O padre Isoré nasceu
na França e estudou lá para ser padre diocesano, mas decidiu se tornar um
jesuíta antes de ser ordenado. Entrou no noviciado de Saint-Acheul em 1875 e foi
enviado para a China em 1882. Mais sete anos de formação e foi ordenado
sacerdote.
Padre Andlauer era quatro anos mais velho que seu compatriota e era natural da Alsácia. Entrou no noviciado em 1872 e foi ordenado sacerdote na França antes de partir para a China em 1882.
No início da Rebelião dos Boxers, Isoré estava em Weixian, no distrito de Zhili, em Tianjin. Ele havia deixado sua missão para desfrutar de alguns dias de descanso em outra comunidade da Companhia, quando recebeu a notícia de que os Boxers estavam nas proximidades de Weixin. Isoré, não querendo ficar sozinho, naquele momento de perigo, tentou retornar à missão. Mas ao chegar à cidade de Wuyi, onde o Padre Andlauer tinha seu posto, Isoré viu que no portão da cidade a bandeira dos boxers estava pairando, indicando que eles já estavam lá dentro. Os boxers chegaram para libertar alguns dos camaradas presos desde o inverno anterior.
Isoré decidiu ficar com seu irmão jesuíta. Na tarde seguinte, os dois jesuítas ouviram o barulho de espadas batendo na porta de sua casa. Eles subiram em uma capela e barricaram a porta atrás deles, mas os Boxers abriram caminho facilmente pela porta externa e pela porta da capela. Eles encontraram os dois sacerdotes de joelhos no chão, orando e os atacaram com lanças, matando-os no local. Eles foram então decapitados, expondo suas cabeças nos portões da cidade, como um alerta brutal do que aguardava os cristãos se eles não retornassem à sua religião ancestral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário