domingo, 25 de junho de 2017

25 de junho - São Domingos de Henares

"A vida dos justos estão nas mãos de Deus" (Sab 3, 1). O livro da Sabedoria proclama esta verdade maravilhosa que enche de tanta luz o evento que celebramos hoje.
Sim. "As vidas dos justos está nas mãos de Deus e não sofrerão tormentos." Pode parecer que estas palavras não correspondem à realidade histórica: os mártires sofreram tormentos, e em que medida!
Mas o autor inspirado desenvolve seus pensamentos: "Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz!"  (Sab 3, 2-4).
Santos mártires! Mártires vietnamitas! Testemunhas da vitória de Cristo sobre a morte! Testemunhas da imortalidade da vocação do homem.
Papa João Paulo II – 18 de junho de 1988 – Homilia de Canonização

Domingos de Henares nasceu em Baena, Córdoba, em 19 de Dezembro de 1766. Ainda criança, juntamente com seus pais e irmãos foi viver na Cidade de Granada, pois estavam passando por grandes dificuldades financeiras. Nesta cidade fez seus estudos e entrou no convento dominicano de Santa Cruz la Real, ao tomar o hábito em 30 de Agosto, 1783 e fez a sua profissão no ano seguinte, em 31 de agosto.

Vivendo com fervor o noviciado e o primeiro ano de filosofia, ele sentiu-se chamado para fazer uma dedicação mais radical a Deus e aos homens, indo ao encontro dos irmãos necessitados e pediu para participar de uma expedição missionária, composta por 20 frades dominicanos de vários conventos na Espanha.

Ele alcançou o seu objetivo e foi para o Convento de Puerto Real, enquanto os procedimentos legais foram feitas a fim de viajar. Do Porto de Cadiz ele partiu em 29 de setembro de 1785. Depois de uma escala em San Juan de Puerto Rico, Havana, Santa Cruz, Acapulco, Cidade do México e em algumas outras cidades e ilhas, chegou a Manila em 9 de julho de 1786. Lá, na Universidade de St. Thomas continuou seus estudos e ao final deles, ele foi ordenado sacerdote em 1789. Pouco depois do verão é enviado a Tonkin, região norte do atual Vietnã, aonde chegou em 28 outubro de 1790.

Em 09 de setembro de 1800, foi nomeado coadjutor Apostólico e bispo, sendo consagrado em 09 de janeiro de 1803.

Por 48 anos ele entregou-se inteiramente ao serviço do Evangelho e das nações. Tratava da formação do clero nativo e dos jovens dominicanos nativos, enquanto entregues às tarefas apostólicas, atraindo à causa cristã não poucos homens e mulheres e incentivava o espírito de Jesus naqueles já batizados. Identificado plenamente com os nativos da vasta região missionária vivia lado a lado com eles e com eles sofria os terríveis flagelos de inundações, epidemias e guerras, passando a fome e sofrendo com saques organizados, efeitos que o obrigaram a viver anos inteiros na clandestinidade.

Desencadeada a perseguição há muito esperada e temida, traído por um oficial militar, foi preso em 9 de Junho de 1838. Depois de vários interrogatórios, foi condenado à morte por decapitação, cumprindo a sentença em 25 do mesmo mês de junho deste ano de 1838. 
O Papa Leão XIII o beatificou em 27 de maio de 1900 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 19 de junho de 1988.

Oração
Amigo de Deus, São Domingos Henares, você que fez de sua vida um ato de serviço a seu próximo e teve o cuidado de trazer conforto para as suas almas e alívio para seus corpos, venho a você para pedir sua ajuda para alcançar a graça do Senhor. Com confiança, peço também a graça de imitar o seu amor a Deus e ao próximo. Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário