segunda-feira, 5 de junho de 2017

05 de junho - São Bonifácio

Conhecido pelo nome de Bonifacio ou Winfred,  sua fama chegou até nós, acima de tudo, por ser o apóstolo da Alemanha.

Ele nasceu no território de 680 em Wessex, Inglaterra, em uma família profundamente cristã. 

Passaram pela sua casa alguns monges quando ele tinha apenas cinco anos, e pediram a seus pais para deixá-lo morar com eles. Seus pais, a princípio, colocaram um pouco de resistência, mas quando ele tinha sete anos de idade permitiram sua ida. Com os monges passou sete anos, tendo uma formação cristã sólida. Ele tinha quatorze anos quando se mudou para o mosteiro de Nursinling na diocese de Winchester, e entrou na ordem dos Beneditinos. Tinha uma grande formação intelectual e religiosa. 

Mas muito mais do que os estudos científicos e sagrados, ele olhou para a frente, para a corrida de santidade, tendo uma vida religiosa autêntica e monástica.

Ele estava pronto para a grande obra que o Senhor o havia preparado: Trabalho de evangelização e coroa do martírio. Naqueles dias, era muito comum a saída de missionários fervorosos da Inglaterra que navegavam nas mais diversas partes do mundo, pregando a mensagem de Jesus Cristo. Um missionário famoso que percorreu toda a Holanda, continuamente ia aos mosteiros da Irlanda e da Inglaterra chamando urgentes missionários. Nosso santo estava no auge da vida e disposto a dar a vida por Cristo e seus irmãos. Então, pediu autorização ao abade do Mosteiro, e em 716 partiu em companhia de outros dois irmãos do mosteiro para espalhar a Boa Nova de Jesus em terras da Alemanha, segundo era a vontade do Papa Gregório II, com quem foi se encontrar em Roma.

O Papa recebe-o com grande bondade, e além das credenciais brilhantes do Bispo de Winchester, logo descobre suas qualidades de alma comuns a um missionário fervoroso, o  papa o orientou também a assumir, como missionário, o nome de Bonifácio, célebre mártir romano.
Gregório II o enviou para Frisia para continuar o trabalho iniciado por São Willibrord. Em  719 foi nomeado Delegado Apostólico Missionário do Papa e seu legado na Alemanha. 

Um acontecimento chave da sua vida ocorreu em 723, quando derrubou o carvalho sagrado dedicado ao deus Thor. Curioso que, no momento em que cortava ele mesmo a grande árvore, os adoradores de Thor ficaram esperando que um raio fulminasse o santo bispo. Como isso não aconteceu, convenceram-se do erro no qual incorriam. Este acontecimento é considerado como o início formal da cristianização da Germânia. Esse carvalho sagrado ficava situado em uma região próxima a onde se situa hoje a moderna cidade de Fritzlar, no norte do Hesse. No lugar da árvore construiu uma pequena capela a partir da sua madeira, no local onde hoje se ergue a catedral de Fritzlar, e onde se viria a estabelecer a primeira sede de bispado na Alemanha ao norte do antigo limes romano, junto do povoado fortificado franco de Buraburgo, numa montanha próxima da cidade, junto do rio Éder.

Assim começa um apostolado de fogo e uma organização maravilhosa como deve ser com um método de evangelização de maravilhosa eficiência. Uma das mais belas, sem dúvida, que conta a história da Igreja, em seus vinte séculos de história.
Procura cidade por cidade, de cidade em cidade e organiza, estabelece a hierarquia, funda as igrejas, mosteiros de monjas e monges, Jesus fala de ricos e pobres, reis e camponeses. Seu zelo é ilimitado. Conselhos organizados, o bispado fundado. 

Em 754, foi para o norte da Europa, região onde atualmente se encontra a Holanda. No dia 5 de junho do mesmo ano, dia de Pentecostes, foi ao encontro de um grande grupo de catecúmenos de Dokkun, os quais receberiam o crisma. Mal iniciou a santa missa, o local foi invadido por um bando de pagãos frísios. Os cristãos foram todos trucidados e Bonifácio teve a cabeça partida ao meio por um golpe de espada.

Oração 
Interceda por nós, ó Deus, o mártir São Bonifácio, para que guardemos fielmente e proclamemos em nossas obras a fé que ele ensinou com a sua palavra e testemunhou com o seu sangue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário