sábado, 10 de junho de 2017

10 de junho - Beato Edward Poppe

Edward João Maria Poppe nasceu na Temsche na Bélgica em 1890 em uma família modesta, o terceiro de onze filhos; teve uma educação muito religiosa em casa, continuou com os Irmãos da Caridade, com quem fez um estudos primários. Aos quinze anos entrou no seminário, sendo exemplo e inspiração para outros estudantes. Ele serviu o serviço militar em Leuven em 1910 e, ao mesmo tempo, ele ingressou na faculdade de filosofia na Universidade Católica daquela cidade.

O serviço militar deu-lhe a oportunidade de descobrir sua vocação para o sacerdócio, apesar de tantas dificuldades, dedicando-se a um apostolado inteligente e frutífero entre os soldados, espalhando a devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora, dos quais se tornará um grande propagador entre crianças e os sacerdotes.

E assim, aos 22 anos Edward Poppe, em 1912, depois de completar o serviço militar, entrou no seminário; era para ele um período de intensa vida espiritual, tinha como livro de cabeceira  o "Tratado da Verdadeira Devoção a Maria", escrito por s. Louis Grignon de Montfort, do qual ele assimilou os ensinamentos e o espírito de praticar a "escravidão de amor".

Formou-se em filosofia e letras, passando para o Seminário Maior, onde terminou os estudos teológicos; durante as férias, começou o apostolado entre os jovens e as crianças, especialmente no ensino da catequese e liturgia.
Por causa da Primeira Guerra Mundial, ele foi chamado em 1914, através do serviço de ambulâncias da Cruz Vermelha e cuidados atendente como enfermeiro para os feridos de guerra.

Em abril de 1915, retornou ao seminário, e em 1916, foi ordenado sacerdote; imediatamente foi nomeado vigário da paróquia de São Coletta em Ghent, começar o seu ministério, especialmente entre os pobres. O ministério não reduziu suas horas dedicadas à oração e à adoração eucarística feita de dia e de noite; Sempre humilde, pobre, empenhado em  preparar as crianças para a Primeira Comunhão, em um tempo que quase todas as crianças eram de famílias socialistas e anti-clericais.
Para isso, formou um grupo de catequistas eucarística multiplicado prodigiosamente, atingindo outras paróquias na diocese; para eles eles escreveu o "Manual do catequista da Eucaristia", em 1917, criando, assim, o método de ensino da Eucaristia de acordo com os decretos de s. Pio X.

Fundada a "Liga da comunhão frequente" entre as crianças e os trabalhadores. Em outubro de 1918, ele teve que parar seu ministério, porque foi transferido para ser  diretor espiritual do Convento das Irmãs de São Vicente de 'Paul-lez-a Moerzeke Dendermonde; no silêncio e na meditação, ele desenvolveu seus melhores trabalhos.
Para as crianças da " Cruzada Eucarística Pio X" de toda a Bélgica, publicou um semanário chamado "Zonneland" (Terra do Sol), através do qual todas as semanas, os leitores jovens recebiam sua mensagem escrita em uma linguagem viva e simples, mas rica de paixão pela Eucaristia  e Maria.
Seu trabalho foi expandido para outros sacerdotes, que lhe pediram para recomendar a sua vida interior ao Padre Poppe que os encorajou a uma vida de adoração,  ao apostolado da Eucaristia, e a devoção a Maria.

Apesar de pouca idade que ele sofria do coração, sendo obrigado a passar os seus dias em uma poltrona, escreveu suas obras mais conhecidas para os sacerdotes: em 1920, a "Direção Espiritual das crianças"; 1923 "Salvar os trabalhadores"; já em 1923, "o Apostolado da Eucaristia Freguesia"; 1924 "O método de ensino da Eucaristia" e "Amigo da Criança", que logo alcançou 200.000 cópias; outros quatro trabalhos foram publicados após sua morte.
Mas o "método de educação da Eucaristia" foi a obra que lhe rendeu o título de "educador da Eucaristia", e que foi considerado pelo Cardeal Mercier da Bélgica "uma pequena obra-prima" ... "de curtas cheias de substância cristã, impregnada de caridade sacerdotal , bem adaptado ao trabalho de educação cristã ".

Ele morreu de repente, com fama de santidade, aos 34 anos, no convento de Moerzeke-lez-Dendermonde, 10 de junho de 1924, onde ele tinha ido para umas curtas férias. Depois de um milagre atribuído à sua intercessão, aprovado 3 julho de 1998, foi beatificado em Roma pelo Papa João Paulo II em 3 de Outubro de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário