sexta-feira, 23 de junho de 2017

23 de Junho - Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

No dia do Sagrado Coração de Jesus, celebrado em 23 de junho, ocorre o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. A Igreja é convidada a rezar pelos sacerdotes e a pedir o dom da sua santificação na condução do povo de Deus.
Ocasião propícia para um tempo de oração e de comunhão entre os sacerdotes, além de uma oportunidade ímpar para redescobrir e reavivar o dom do sacerdócio.

Antes de tudo abre-se a possibilidade de um tempo de oração e reflexão que apresenta ao menos três aspectos:

O primeiro é justamente a centralidade da oração; rezando juntos, de fato, os sacerdotes recordam que o seu ministério não é radicado nas coisas a serem feitas e que, sem a relação pessoal com o Senhor, se corre o risco de mergulhar no trabalho, negligenciando Jesus.

O segundo aspecto, é a redescoberta do valor da diocesanidade, porque não se é padre sozinho, mas como parte da família do presbitério, e este dia convida os sacerdotes a reencontrarem a beleza da fraternidade presbiteral junto ao próprio bispo, renovando o compromisso a superar as divergências que frequentemente impedem aos sacerdotes viver a comunhão e de atuar juntos em âmbito pastoral.

Por fim, por meio de momentos de reflexão e de verificação, o dia quer ajudar os padres a redescobrir a essência de sua identidade e o sentido de seu serviço ao povo de Deus.

A evangelização, hoje como ontem, depende dos evangelizadores. O evangelizador tem de ser um bom crente e para se converter num bom crente tem de ser um bom orante. Não é possível dialogar com um Deus sempre invisível, e hoje menos evidente, todavia, se não se vive da contemplação. A atitude contemplativa é hoje elemento constitutivo da identidade cristã. A novidade da pregação cristã radica na qualidade de vida que leve o evangelizador, da sua experiência nova do Deus vivo.

O ministro do Evangelho que não tenha o Evangelho no seu coração, objeto da sua contemplação e motivo de oração, não o conseguirá manter na sua boca como ação missionária.

Todas as comunidades cristãs são convidadas a rezarem pelos sacerdotes que as acompanham na sua vida cristã. A oração pelos sacerdotes deve levar os cristãos a terem confiança num Deus que é Pai: «a seara é grande e os trabalhadores são poucos» (Mt 9,37); e a viverem unidos em profunda comunhão de vida: «rogai ao Senhor da messe que mande trabalhadores para a sua messe» (Mt 9,38).

A oração comunitária é o lugar por excelência da presença de Jesus. Jesus está presente sempre que a comunidade se reúne num só coração e numa só alma. Quando todos pensam unicamente no Reino de Deus, o Reino vem, torna-se realidade, porque Jesus está ali «onde dois ou três se reúnem em seu nome».

Nenhum comentário:

Postar um comentário