domingo, 18 de junho de 2017

18 de junho - São Calógero

De acordo com a tradição,  Calógero nasceu por volta de 466 em Calcedônia no Bósforo, uma cidade da Trácia antiga. Quando criança, ele jejuou, orou e estudou as Escrituras e chegou a Roma em peregrinação, recebendo do Papa Felix III ( 483-492), autorização para viver sozinho em um lugar desconhecido.

Lá ele teve uma visão de inspiração, que lhe mostrou que necessitava evangelizar a Sicília; retornando ao Papa e recebe permissão para viajar para a ilha, com o colega Filipe Onófrio e Archileone, para libertar as pessoas dos demônios e adoração dos deuses pagãos.

Enquanto Filipe Onófrio e Archileone foram para Palermo, Calógero parou em Lipari, Ilhas Eólias, onde permaneceu a convite dos moradores por alguns anos, pregando o Evangelho e ensinando-os a receber os benefícios das águas termais para cura de suas doenças, ainda hoje, uma importante fonte termal leva seu nome.

Durante a sua estada na ilha de Lipari, também teve a visão da morte do rei Teodorico († 526), ​​que nos últimos anos tinha começado a perseguir os latinos que consideravam uma ameaça para o seu reino.

Depois de uma outra visão, Calógero passou a viver como eremita em grutas e cavernas
Em uma caverna lá, murada sobre a rocha, a imagem em mosaico de São Calógero, fixada em um altar rústico, que ele mesmo tinha construído; a imagem é de 1545 e representa o eremita com uma barba segurando um livro na mão direita e uma vara e a seus pés está ajoelhada uma corça ferida por uma flecha.

A imagem refere-se a um episódio de seus últimos dias, tendo agora 90 anos de idade, ele já não podia comer, então Deus enviou uma corça, que, com seu  leite alimentou-o. Um dia, um caçador chamado Soro, ao ver o animal, tomou um arco e uma flecha e o atingiu. A corça conseguiu rastejar para dentro da caverna de Calógero, morrendo em seus braços.


O caçador arrependido e chorando, reconheceu o velho eremita, que o havia batizado anos antes, pediu perdão e Calógero o levou para o fundo de uma caverna nas proximidades, dando instruções para as propriedades curativas do vapor e da água que corria da montanha. 
O caçador, tornou-se seu discípulo, subiu à montanha para visitar muitas vezes, mas 40 dias após o assassinato da corça, encontrou o velho eremita morto, ainda de joelhos diante do altar; segundo a tradição, morreu na caverna entre os dias 17 e 18 de Junho 561 e lá viveu por 35 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário