sexta-feira, 30 de novembro de 2018

30 de novembro - São Galgano Guidotti


Galgano Guidotti, era filho de Guido e Dionisa e nasceu por volta de 1150 em Chiusdino (Siena), um pequeno burgo. Ficou órfão de pai muito cedo e foi educado por sua mãe com os valores cristãos, e uma grande devoção a São Miguel Arcanjo.
Era uma época da Idade Média repleta de violência, e Galgano também, como outros cavaleiros, afastou-se dos princípios de sua educação, tornando-se prepotente e cheio de si pela juventude despretensiosa e frívola que vivia.

Com o passar do tempo, Galgano começou a perceber a inutilidade do seu estilo de vida, e ficou atormentado por não ter nenhum objetivo para a sua vida. Ele teve duas visões místicas: na primeira, o Arcanjo Miguel disse que o protegeria pessoalmente; e na segunda, apareceram-lhe os doze apóstolos e o próprio Jesus. Foi neste estado de ânimo que decidiu mudar, retirando-se na colina de Montesiepi. Galgano abandonou o seu mundo, infeliz pelo que cometeu e por aquilo que via diariamente, para dedicar-se a uma vida de eremita e penitência, em busca daquela paz que àquele tempo não era consentida.

Na estrada para o Maremma, o cavalo de Galgano parou de repente; embora o jovem tenha insistido para que ele continuasse, ele não conseguiu se mexer. Galgano então retornou aos seus passos, em direção a uma igreja próxima na qual ele ficou. No dia seguinte - a solenidade do Natal - quando ele chegou ao mesmo lugar, porque mais uma vez o cavalo parou, o jovem deixou as rédeas e orou ao Senhor para levá-lo ao lugar onde encontraria sua paz espiritual. O cavalo então partiu para a colina próxima de Montesiepi, onde parou. 

Como um sinal de renúncia perpétua a qualquer forma de violência, pegou sua espada e a fincou em uma rocha, com a intenção de usá-la como cruz. A espada penetrou na rocha como se fosse de cera e lá permanece até os dias de hoje. Um grande gesto simbólico. Era o ano de 1180. A experiência eremita de Galgano em Montesiepi durou menos de um ano, já que em 30 de novembro de 1181 o santo morreu. 

Apenas quatro anos depois de sua morte, o Papa Lúcio III iniciou formalmente o processo de canonização que terminou com Guidotti sendo declarado um santo – a primeira pessoa a ser declarada santa por um processo formal da Igreja Católica Romana.

Nos anos sucessivos, à sua morte foi construída uma igrejinha ao redor da espada, que ali continua, protegida por uma redoma de acrílico. As ruínas da antiga Abadia também podem ser vistas, e o cenários dos campos toscanos ao redor tornam a visita mais do que especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário