sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Santa Ágata

Santa Ágata, virgem e mártir,  é lembrada nas orações em que se pede proteção contra os terremotos e também para doenças nos seios.

Águeda (em italiano e siciliano Agata) nasceu em Catânia. Alguns historiadores cristãos apontam seu ano de nascimento entre 230 e 235. Segundo a tradição, Águeda consagrou-se a Deus com quinze anos de idade, recusando assim todos os pretendentes, inclusive o senador romano Quinciano.

Depois de inúmeras tentativas de Quinciano para "corrompê-la" ele a levou a um bordel para prostituí-la, lá nenhum homem conseguiu se aproximar dela.
Águeda foi então encarcerada, e depois torturada. Foi chicoteada e seus seios foram arrancados com tenazes, mas, segundo a tradição, ela foi curada de seus ferimentos por São Pedro que a visitou na prisão.

Por fim, Águeda foi submetida ao suplício de brasas ardentes e na noite seguinte, 5 de fevereiro de 251 (ou 254), faleceu em sua cela.
Sua morte foi seguida de um tremor de terra que abalou toda a cidade. Conta a tradição que um ano após sua morte, o Etna teria entrado em erupção, despejando um mar de lava em direção a Catânia. Então os habitantes teriam colocado um véu que cobria a sepultura de Ágata diante do fogo que parou imediatamente, poupando a cidade.

Muitos são os milagres atribuídos à Santa Agueda ou Ágata ao longo dos séculos:
- Apenas um ano após sua morte em 252 , Catania foi atingida por uma grande erupção do Monte Etna.
A erupção começou em 01 de fevereiro e já tinha destruído algumas aldeias nos arredores de Catania.
O povo entrou na catedral e levou o véu de Santa Agatha  em procissão próximo ao Monte.
Este, segundo a tradição, cessou sua erupção pouco depois. Foi o dia em 5 de fevereiro, a data do martírio da virgem de Catânia.

- Santa Luzia de Siracusa , quase contemporânea de Santa Agatha,  foi com a mãe gravemente doente a orar no túmulo de Agatha para implorar a cura.
Diz a lenda que Luzia, enquanto rezava, teve uma visão em que Santa Agatha disse:
 "Por que você veio aqui, quando você pode fazer isso também? Como Catania é protegida por mim,  Siracusa vai ser por  você."
A Mãe de Luzia foi curada, e depois de um tempo Luzia foi martirizada.

A comemoração do aniversário de Santa Águeda nos reúne a todos neste lugar, como se fôssemos um só. Bem conheceis, meus ouvintes, o combate glorioso desta mártir, uma das mais antigas e ao mesmo tempo tão recente que parece estar agora mesmo lutando e vencendo, através dos divinos milagres com os quais diariamente é coroada e ornada.
A virgem Águeda nasceu do Verbo de Deus imortal e seu único Filho, que também padeceu a morte por nós. Com efeito, João, o teólogo, assim se exprime: A todos aqueles que o receberam, deu-lhes a capacidade de se tornarem filhos de Deus (Jo 1,12).
É uma virgem esta mulher que nos convidou para o sagrado banquete; é a mulher desposada com um único esposo, Cristo, para usar as mesmas expressões do apóstolo Paulo, ao falar da união conjugal. É uma virgem que pintava e enfeitava os olhos e os lábios com a luz da consciência e a cor do sangue do verdadeiro e divino Cordeiro; e que, pela meditação contínua, trazia sempre em seu íntimo a morte daquele que tanto amava. Deste modo, a mística veste de seu testemunho fala por si mesma a todas as gerações futuras, porque traz em si a marca indelével do sangue de Cristo e o tesouro inesgotável da sua eloquência virginal.
Ela é uma imagem autêntica da bondade, porque, sendo de Deus, vem da parte de seu Esposo nos tornar participantes daqueles bens, dos quais seu nome traz o valor e o significado: Águeda (que quer dizer “boa”) é um dom que nos foi concedido por Deus, verdadeira fonte de bondade.
Qual a causa suprema de toda a bondade, senão aquela que é o Sumo Bem? Por isso, quem encontrará algo mais que mereça, como Águeda, os nossos elogios e louvores?
Águeda, cuja bondade corresponde tão bem ao nome e à realidade! Águeda, que pelos feitos notáveis traz consigo um nome glorioso, e no próprio nome demonstra as ilustres ações que realizou! Águeda, que nos atrai com o nome, para que todos venham ao seu encontro, e com o exemplo nos ensina a corrermos sem demora para o verdadeiro bem, que é Deus somente!

Do Sermão na festa de Santa Águeda, de São Metódio da Sicília, bispo (Séc. IX)

ORAÇÃO
Ó Santa Ágata, vem em meu socorro, vós que sofrestes que os seios mutilados que nunca amamentaram, vós que sentires tamanha dor, dá-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia, transformando-as em alegria e esperança.
Cura-me com a vossa fé, lava com o sangue do vosso martírio as marcas da doença e dos sentimentos negativos.
Ó Santa Ágata, dai-me vencer os males, perigos e doenças que ameaçam a vida. Intercedei junto a Deus Pai pela minha saúde, de minha família e de todos que em vós confiam, para que a cura seja completa, atingindo também a minha alma e assim por inteiro eu possa servir a Deus aos irmãos a caminho da glória da ressurreição.
Pela glória do vosso martírio dai-me força para suportar as dores e os sofrimentos que me afligem e apresentai a Cristo a minha confiante súplica. Amém! (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).




Nenhum comentário:

Postar um comentário