terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Beato Samuel Benedict Daswa

Apaixonou-se por Jesus e dedicou sua vida ao anuncio do Evangelho. Sua recusa em contratar um feiticeiro para acabar com tempestades, raios e trovões, na aldeia o fez ser perseguido e martirizado. 

Tshimangadzo Daswa nasceu no dia 16 de junho de 1946 na tribo Lemba, localizada na diocese do Tzaneen, África do Sul. Durante sua infância foi pastor de ovelhas. Seu pai morreu cedo em um acidente e o peso da grande família caiu em seus ombros jovens: sua mãe, três irmãos e uma irmã,  depois ele se transferiu para Johannesburgo, onde teve seu primeiro contato com a Igreja Católica, por intermédio de um amigo.
Em 1963, aos 16 anos, ele abraçou a religião católica, com o nome Benedict, casou-se com Evelyn e tiveram sete filhos, sua esposa estava grávida do oitavo filho quando aconteceu o seu martírio.


Em 1976, formou um time de futebol chamado “The Mbahe Elevem Computers, como instrumento para educar e evangelizar. Entretanto, seu time começou a ter várias derrotas. Por isso, alguns membros procuraram um feiticeiro para tentar melhorar a sua situação, o que levou Benedict a se retirar da equipe.

Assim, foi escolhido como diretor de uma escola e sempre ajudou os mais necessitados. Era muito conhecido e apreciado por sua vida de oração, generosidade e bondade, características demonstradas em sua família.


Em 25 janeiro de 1990, durante uma tempestade, alguns raios atingiram a área da aldeia e incendiaram os grandes feixes de palha empilhados, a maioria dos habitantes pensou que tais fenômenos aconteciam por causa da bruxaria. Então, o conselho de idosos decidiu consultar um curandeiro e pediu a colaboração de todos para pagar a consulta. Benedict disse que os relâmpagos eram um fenômeno natural e que sua fé católica lhe impedia pagar um bruxo, ocasionando a ira de muitos na aldeia.

Em 2 de fevereiro de 1990, o automóvel, no qual Benedict viajava, foi detido em uma emboscada. Ele conseguiu fugir a pé e se escondeu em uma casa. Diante da ameaça de morte à mulher que o escondia, Benedict se entregou aos seus assassinos e rezou: “Pai, recebei o meu espírito”.


Ele estava de joelhos quando eles lhe deram o golpe de misericórdia com "knobkierie", a arma tradicional: uma vara com uma grande final fixo. Enquanto afundavam o seu crânio só teve tempo de louvar ao Senhor. O "rito" terminou quando dentro de sua cabeça foi derramada água fervente, para comprovar que efetivamente tinha morrido.

Líder leigo, pai de família, catequista, professor, homem de oração e caritativo, Samuel Benedict foi fiel testemunha do Evangelho, a ponto de dar a sua vida por Jesus. Seu próprio nome tradicional, Tshimangadzo, significa maravilha, milagre. De fato, Samuel foi um verdadeiro milagre da graça divina. O Espírito Santo havia transformado este jovem sul-africano  em um autêntico herói do Evangelho.


Hoje celebramos a Apresentação do Senhor, Dia Mundial da Vida Consagrada clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário