terça-feira, 30 de setembro de 2014

São Jerônimo e Santo Agostinho

Houve um princípio de polêmica entre os dois grandes Doutores da Igreja, Santo Agostinho e São Jerônimo. Tudo porém foi explicado: tratava-se de um mal-entendido entre esses dois luminares do cristianismo. Tudo foi explicado, as coisas se puseram em seu devido lugar e uma amizade que nunca havia se rompido, continuou cheia de respeito. Eles continuaram unidos até a morte, melhor seria dizer até no Céu.

São Jerônimo dizia que Santo Agostinho era "seu filho em idade, e seu pai em dignidade", uma vez que era Bispo.
Por seu lado, o Bispo de Hipona escreveu-lhe: "Li dois escritos vossos que me caíram nas mãos, e achei-os tão ricos e plenos que não quereria, para aproveitar em meus estudos, senão poder estar sempre a vosso lado".

No dia 30 do mês de setembro do ano 420, falece São Jerônimo. Estava avançado em idade (cerca de 80 anos) e crescido em virtude faleceu. No mesmo dia, em visão, ele aparecia a Santo Agostinho e descrevia como era o estado das almas bem-aventuradas no Céu...


2 comentários:

  1. Um dia São Jerônimo se pôs a traduzir as cartas de Paulo do grego para o latim. E foi lendo e traduzindo...lendo e traduzindo...lendo e traduzindo. Teve uma hora em que ele parou, olhou para o Céu e disse para Deus, Deus, Paulo não escrevia e ficou como que mudo. Aí Deus disse para Jerônimo não estou te entendendo filho, já li o seu pensamento. Quando eu te criei eu recuei um pouco para te dar o máximo de liberdade. Então não tenha medo, abra seu coração, para mim você pode falar tudo principalmente o que está preso na sua garganta sobre Paulo. Grite Jerônimo, pode gritar, eu também quero escutar para que o mundo todo sempre fique sabendo mais sobre este seu irmão o qual fiz mestre e doutor das nações. Aí então o grito de Jerônimo varou os séculos, Paulo, Paulo, Paulo...Paulo não escrevia...trovejava!!...:)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal as histórias dos santos e amizades incríveis que nos inspiram no coração. Possamos divulgar sempre os escritos dos santos.

    ResponderExcluir