domingo, 7 de setembro de 2014

Homília do Papa João Paulo II na Beatificação de João Baptista Mazzucconi

“Um testemunho semelhante de fé e caridade ardentes foi dada à Igreja e ao mundo por João Baptista Mazzucconi, que consumiu no martírio a sua jovem vida de sacerdote e missionário.

Membro, entre os primeiros, do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras de Milão, ele sentiu que as missões eram "desejo secreto" de seu coração. No horizonte de sua vida, ele podia ver a união ainda mais profunda com Cristo, uma união que se uniram com o sofrimento e a cruz do seu Senhor e Mestre, precisamente por causa de seus esforços incansáveis ​​para a evangelização:

 “Feliz o dia em que me será dado sofrer muito por uma causa tão santa e humana, mas mais feliz ainda aquele em que serei julgado digno de por ela verter o meu sangue e de encontrar a morte no meio dos tormentos. Meu Deus, vós que inspirais estes ideais tão sublimes às minhas pobres forças, socorrei-me com esse Espírito todo poderoso que primeiro investiu os vossos santos Apóstolos.”

A mensagem cristã que Mazzucconi proclamou aos nativos da Woodlark, foi uma condenação aberta de sua conduta: os horrores do infanticídio.
E, apesar da imensa caridade e dedicação incansável do bem-aventurado, sua pregação estava causando irritação e ódio. Mas ele era permanecia sobrenaturalmente calmo, em meio às dificuldades, às febres, a oposição, porque vivia intimamente unido a Deus.
Parafraseando as palavras de São Paulo pôde escrever:

 "Eu sei que Deus é bom e me ama imensamente. Tudo o resto: a calma e a tempestade, perigo e segurança, vida e morte, que não são expressões mutáveis ​​e fugazes de querido Amor imutável, eterna ".

Por todos esses mártires, de diferentes idades, foram cumpridas as palavras de Cristo aos seus apóstolos: "cuidado com os homens, porque eles vão entregar aos seus tribunais. “Você vai ser levados perante governadores .. por minha causa. Irmão levando irmão à morte. E sereis odiados de todos por causa do meu nome”(Mt 10, 17-22).

O padre Mazzucconi recebeu o golpe fatal com um machado por um nativo, que se levantou e se aproximou do navio, fingindo cumprimentá-lo gentilmente ofereceu-lhe a mão para apertar.

Tudo isso vai acontecer - disse Jesus - "para dar um testemunho a eles e aos gentios."
Sim, nossos mártires foram capazes de dar testemunho diante de seus juízes, seus algozes, e diante daqueles que participaram como espectadores de sua punição, a ponto de que eles "não podia deixar de ser surpreendido e dizer, embora, que havia algo de extraordinário nessas mortes, que só a religião pode inspirar em seus últimos momentos "(Diário do padre Simon Gruget).

Jesus tinha anunciado o mistério: "Quem perseverar até o fim será salvo" (Mt 10, 22). E como vai perseverar? "Não fique ansioso como ou o que haveis de falar, porque ali será dado naquela hora que você deve dizer...  É o Espírito de vosso Pai é que fala em vós "(Mt 10, 19-20). Sim, aqueles que permanecem fiéis ao Espírito Santo são a certeza de ser capaz de contar com a sua força na hora de dar testemunho de uma maneira que confunde os homens.

É pelo poder de Deus que os mártires foram vitoriosos. Eles forneceram a força do amor de Deus: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8, 31).
Eles fixaram o olhar em sacrifício de Cristo: "Deus ... deu o seu próprio Filho para todos nós; não como também nos dão tudo junto com ele "(Rm 8, 32)?.

Em uma palavra, eles participaram do mistério da Redenção, que consumiu Cristo no Calvário, e é prolongado no coração dos homens ao longo de sua história. Recentemente, convidei todos os fiéis da Igreja a refletir sobre este sofrimento redentor. Para os mártires, a cruz de Cristo era ao mesmo tempo, a fonte misteriosa de sua coragem, o seu sentido de testar o modelo, para dar testemunho do amor do Pai, por meio de seu sacrifício, unido ao de Cristo, e para ir com ele na ressurreição.”

Homilia do Papa João Paulo II
Basílica Vaticana -  Domingo, 19 fevereiro de 1984


Nenhum comentário:

Postar um comentário