terça-feira, 13 de março de 2018

13 de março - Levanta-te, pega tua cama e anda. Jo 5,8


Existe um pecado que paralisa o coração do homem, fazendo-o viver na tristeza e esquecer a alegria. Trata-se da preguiça, aquele comportamento que leva as pessoas a ser como árvores com raízes secas e a não ter vontade de ir em frente. Para elas a palavra de Jesus é como um choque: “levanta-te!”, pega a tua vida nas mãos e vai em frente!
A água do tanque de Betesda, uma piscina com cinco portais sob os quais descansavam um grande número de enfermos, cegos, coxos, paralíticos. Segundo a tradição, de vez em quando descia um anjo do céu para mover as águas e as primeiras pessoas que naquele momento se lançavam eram curadas. Portanto, estas pessoas estavam sempre à espera, pedindo a cura.

Entre elas havia um paralítico que esperava ali há 38 anos. E Jesus, que conhecia o coração daquele homem e sabia que há muito tempo estava naquelas condições, disse-lhe: “Queres sarar?” Antes de tudo, é preciso notar como é bom que Jesus diga ao paralítico e, através dele, também aos homens do nosso tempo: Queres sarar? Queres ser feliz? Queres melhorar a tua vida? Queres ser pleno do Espírito Santo? Queres sarar?

Diante de uma pergunta deste tipo, todos os outros que estavam lá, enfermos, cegos, coxos, paralíticos teriam respondido: “Sim, Senhor, sim!”. Mas aquele parecia um homem estranho e respondeu a Jesus: “Senhor, não tenho alguém que me ponha na piscina quando a água se agita; de fato, quando estou para entrar na água outro desce antes de mim”. A sua resposta é uma reclamação: “Mas, olha, Senhor, quão difícil e injusta a vida foi comigo. Todos podem entrar e sarar e eu há 38 anos que procuro, mas...”

Esse homem era como a árvore, estava perto da água mas tinha as raízes secas que não chegavam até à água, não podiam absorver a saúde da água. Uma realidade que se compreende pelo comportamento, pelas reclamações e através do seu procurar sempre dar a culpa ao outro: “Mas são os outros que vão antes de mim, sou um pobrezinho que estou aqui há 38 anos...”

Aqui parece bem descrito o pecado da preguiça, um pecado terrível. Esse homem, estava doente não tanto pela paralisia mas pela preguiça, o que é pior que ter o coração tíbio, muito pior. A preguiça, é aquele viver por viver, é não ter vontade de prosseguir, de fazer algo na vida: é ter perdido a memória da alegria. Esse homem não conhecia a alegria nem sequer de nome, perdeu-a.

Trata-se, de uma doença horrível que leva a esconder-se por detrás de justificações do tipo: Mas é cômodo assim, estou acostumado... Mas a vida foi injusta comigo... Assim, por detrás das palavras do paralítico, vê-se o ressentimento, a amargura daquele coração. E no entanto Jesus não o repreende, olha para ele e diz-lhe: «Levanta-te, toma o teu leito e anda”. E ele pega o leito e vai.

Qualquer homem, pode cometer este pecado: é viver porque é grátis o oxigênio, o ar, é viver sempre olhando para os outros que são mais felizes do que eu, viver na tristeza, esquecer a alegria. É, enfim, um pecado que paralisa, tornando-nos paralíticos. Não nos deixa caminhar. E também a nós Jesus diz hoje: Levanta-te, pega a tua vida como é, boa ou difícil, e vai em frente. Não tenhas medo, vai em frente com o teu leito — “Mas, Senhor, não é o último modelo...” — Mas vai em frente! Com o leito feio, talvez, mas vai! É a tua vida, é a tua alegria.
A primeira pergunta que o Senhor faz a todos, hoje, é: Queres sarar? E se a resposta for Sim, Senhor, Jesus exorta: Levanta-te!

Papa Francisco - 28 de março de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário