quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

07 de fevereiro - Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. mC 6,7


No Evangelho de hoje, Jesus toma a iniciativa de enviar os doze Apóstolos em missão. Com efeito, o termo apóstolos significa precisamente enviados, mandados. A sua vocação realiza-se plenamente depois da Ressurreição de Cristo, mediante o dom do Espírito Santo no Pentecostes. No entanto, é muito importante que desde o início Jesus queira comprometer os Doze na sua obra: trata-se de uma espécie de estágio em vista da grande responsabilidade que os espera.

O fato de que Jesus chame alguns discípulos a colaborar diretamente para a sua missão manifesta um aspecto do seu amor: ou seja, Ele não desdenha a ajuda que outros homens podem oferecer à sua obra; conhece os seus limites, as suas debilidades, mas não os despreza; aliás, confere-lhes a dignidade de ser seus enviados.
Jesus envia-os dois a dois e dá-lhes instruções que o Evangelista resume em poucas frases.
A primeira diz respeito ao espírito de desapego: os apóstolos não devem viver apegados ao dinheiro e à comodidade.
Depois, Jesus avisa os discípulos que nem sempre receberão um acolhimento favorável: às vezes serão rejeitados; aliás, poderão ser até perseguidos.
Mas isto não os deve impressionar: eles devem falar em nome de Jesus e pregar o Reino de Deus, sem se preocupar em alcançar o sucesso. Sucesso! O sucesso deixam-no a Deus.

Papa Bento XVI – 15 de julho de 2012

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário