sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Santa Bibiana

Na época em que Roma estava sob o poder o imperador Juliano, "o Apóstata", aconteceu um dos últimos surtos de perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano, que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo.

Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam empregos civis por pagãos, tentando colocar os primeiros no esquecimento. Mas não parou por aí. Os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim, mortos.

No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou à fé cristã. Flaviano, seu pai, morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes, foram levadas para a prisão.
Bibiana e sua irmã Demétria, órfãs, foram aliciadas para a prostituição, algo comum em Roma, e com a recusa de ambas, a primeira a morrer foi Demétria, que perseverou na fé após severos suplícios na presença da irmã.

Por último, foi o martírio de Bibiana, os homens que se aproximavam dela no bordel não conseguiam aproveitar-se de sua beleza, pois a um simples toque eram tomados por um surto de loucura. Bibiana, então, foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados.

Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu nesse instante, pois os cães não o tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos, então, foram recolhidos pelos demais cristãos e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo. No local de seu enterro floresceu um belo jardim e diz-se que as ervas dele colhidas serviam para curar diversas doenças, de dor de cabeça a epilepsia e assim sua tumba se tornou um local de peregrinação

Finalmente, a perseguição sangrenta acabou. A história do seu martírio ganhou uma devoção dos fieis. Santa Bibiana passou a ser invocada contra os males de cabeça e as doenças mentais e a epilepsia. Seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome escolhido na hora do batismo. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade.

 Oração
Gloriosa virgem e mártir, Santa Bibiana, que soubestes corresponder tão bem à educação cristã recebida no seio familiar e que, pelo exemplo dos vossos santos pais, encontrastes forças para defender com heroísmo cristão a verdadeira fé, inabalável aos cruéis tormentos e perseguições que sofreste, dirigi a nós vosso compassivo olhar.

Ó Santa Bibiana, pelo martírio provastes vosso amor a Jesus Cristo e és venerada como protetora das pessoas que tem males da cabeça, e ao rezarmos esta oração vos pedimos que por vossa intercessão, o senhor todo poderoso nos abençoe e proteja. 

Que seu olhar misericordioso nos dê a paz e serenidade. Derrame sobre nós copiosas graças e depois desta vida, aceite-no no céu em vossa companhia e de todos os santos. 

Amém.


3 comentários:

  1. Também necessito de ajuda para minha saúde: manter a serenidade diante das dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. Peço a Santa Bibiana que olhe por toda a minha família e, especialmente, cure a mim e minha amada sobrinha Gabriela, do suplício de ter convulsões e ataques epilépticos. Amém

    ResponderExcluir