terça-feira, 18 de agosto de 2015

Santo Hurtado - Lar de Cristo, Lar de todos


A obra emblemática do padre Hurtado foi o Lar de Cristo. Ele mesmo relatou que numa noite fria e chuvosa, aproximou-se dele um pobre homem com amigdalite aguda, tremendo, em mangas de camisa, que não tinha para onde ir. Pregando um retiro para senhoras na Casa do Apostolado Popular, falou-lhes sobre a miséria que havia em Santiago e a necessidade da caridade.

A paixão e emoção com que o padre Hurtado falou nessa noite fez nascer o Lar de Cristo. À saída do retiro, ele recebeu as primeiras doações, um terreno, vários cheques e joias da parte das senhoras presentes.

Em maio de 1945, o arcebispo de Santiago, Dom José María Caro, abençoou a primeira sede do Lar de Cristo. Santo Alberto saía à noite em busca de crianças e jovens que estivessem nas ruas, debaixo de pontes, e os levava para o Lar de Cristo.

Caso único na América Latina, o Congresso Nacional do Chile aprovou por unanimidade que o dia 18 de agosto - celebração sua da morte - seja o Dia Nacional da Solidariedade. O padre Hurtado, fundador do Lar de Cristo, é o padroeiro da solidariedade no Chile e um dos grandes nomes dessa virtude entre os latinos.

No Chile, todo ano peregrinam cerca de 70 mil jovens para visitar o seu túmulo. Junto ao Lar de Cristo, ele impulsionou milhares de jovens a participar da Ação Católica. Aproximadamente 100 sacerdotes chilenos devem a ele a sua vocação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário