domingo, 16 de agosto de 2015

Santo Agostinho - Maria


"Ó Maria, quem és tu, destinada a ser Mãe do Filho de Deus? Como o mereceste? Como se há de forma em ti aquele que te fez a ti? De onde, repito, te vem tão grande bem? Tu és virgem, és santa, fizeste um voto. Mas é mais magnífico ainda o que mereceste. É muito mais, o que recebeste de graça. Como foi isso? Forma-se em ti quem te fez a ti. Faz-se em ti aquele por meio de quem tu mesmo foste feita.
Sim, aquele por quem foram feitos o céu e a terra, por quem foram feitas todas as coisas! Em ti o Verbo de Deus fez-se carne! Recebendo nossa humanidade, não perde a sua divindade! O Verbo une-se à carne, é teu seio é o leito conjugal de matrimônio tão sagrado, isto é da união do Verbo com a Carne.
Talvez pareça importuno interrogar assim a Virgem, e temo molestar-lhe os ouvidos com essas minhas palavras.
Vejo, porém, que a Virgem, cheia de rubor, responde instruindo-me:
Escuta a saudação do anjo, e reconhece em mim as tuas fontes de salvação. Crê naquele em quem eu acreditei. Por que tu me perguntas de onde me veio tudo isso? Que o próprio anjo te dê a resposta: Dize-me, ó anjo, de onde veio tal glória a Maria? E o anjo diz: Eu já o declarei ao sauda-la: "Ave, cheia de graça!" 
Sermão 291 n.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário