segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Santo Agostinho - Vi-te quando estavas debaixo da figueira


“Natanael estava sentado debaixo de uma figueira, como que à sombra da morte. E foi aí que o Senhor o viu, Ele acerca de Quem está escrito: “Para aqueles que habitavam uma terra de sombras, a luz brilhou” (Is 9, 1).

Que disse Ele a Natanael? Perguntas-Me como te conheci?

Falas-Me agora porque foste chamado por Filipe. Mas, antes de o apóstolo o chamar, já Jesus tinha visto que ele fazia parte da Sua Igreja. Tu, Igreja cristã, verdadeira filha de Israel, […] também tu conheces agora Jesus Cristo por meio dos apóstolos, como Natanael conheceu Jesus Cristo por meio de Filipe. Mas a Sua misericórdia descobriu-te antes de tu O teres conhecido, quando estavas caída, esmagada sob o peso dos teus pecados.

Com efeito, fomos nós quem primeiro buscou a Jesus Cristo? Não foi Ele, pelo contrário, Quem primeiro nos procurou?

Fomos nós, pobres doentes, que nos apresentamos ao médico? Não foi antes o médico Quem veio ao encontro dos doentes?

Não foi a ovelha que se perdeu antes de o pastor, deixando as outras noventa e nove, ter ido à sua procura, a ter encontrado e a ter posto aos ombros cheio de alegria (Lc 15, 4)?

Não estava a moeda perdida antes de a mulher ter acendido a lamparina e a ter procurado por toda a casa, até a encontrar (Lc 15, 8)
 
[…] O nosso pastor encontrou a sua ovelha, mas primeiro foi à sua procura; tal como esta mulher, que só encontrou a moeda depois de a ter procurado. Com efeito, nós fomos procurados, e só podemos falar depois de termos sido encontrados; longe de nós, pois, qualquer sentimento de orgulho. Estávamos perdidos para sempre, se Deus não tivesse ido à nossa procura para nos encontrar.”

Sermões sobre São João, nº 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário