sábado, 1 de agosto de 2015

Santo Afonso Maria de Ligório

Afonso Maria de Ligório, era de uma família nobre, de famosos advogado, assim, com 18 anos começa a exercer a profissão de advogado. Seriam oito anos sem perder uma causa sequer. Tudo vai bem, do jeito que pensa e sonha seu pai, dom José. Nápoles toda publica as glórias do jovem advogado e o nome dos Ligório está em alta. Percebe-se um futuro certo, de fama e de sucesso.

Os tribunais que são a vida de Afonso e dos Ligórios estão indo muito bem. Porém surge um processo entre duques, envolvendo grande soma em dinheiro. Devido à corrupção da Corte Judicial, Afonso perde a causa.
Afonso refugia em seu quarto. Por três dias reflete sobre o acontecimento, sem comer, sem se comover com as preocupações da mãe, dona Ana Cavalieri. Ao terceiro dia os Ligórios vêem um novo Afonso que afirma: “Mundo, agora te conheci! Adeus, tribunais! Não me vereis jamais!”. 

Afonso passa os seus dias no hospital dos incuráveis de Nápoles, cuidando dos doentes e é lá que Deus o convoca para uma nova missão. Decidido, vai até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e ali deixa sua espada de cavaleiro.
Ao pai, Afonso responde, “Os tribunais são uma página virada em minha vida”. Afonso decide se consagrar inteiramente a Deus a serviço dos pobres, sendo padre.

Carta a um vocacionado:

“Meu jovem amigo, você me pergunta como escolher um estado de vida. Vá fazer um retiro fechado. Não espere que um anjo venha lhe mostrar a vocação que deva seguir para corresponder ao projeto de Deus a seu respeito. Os exercícios espirituais foram exatamente criados para clarear a escolha de um estado de vida, pois dela depende a salvação de cada um.

Faço-lhe uma confidência: sou muito ligado aos retiros fechados, pois a eles devo a minha conversão e a resolução que tomei de me consagrar a Deus. ”   Santo Afonso de Ligório

Conheça mais sobre Santo Afonso Maria de Ligório



Nenhum comentário:

Postar um comentário