domingo, 23 de agosto de 2015

São Filipe Benizi

São Filipe Benizi, o mais ilustre e o mais ardente propagador da Congregação dos Servitas na Itália nasceu no seio de uma nobre família de Florência em 15 de agosto de 1233. Aos 13 anos foi viver em Paris para estudar medicina. De Paris passou a Pádua onde aos 19 anos obteve o grau de doutor em medicina e filosofia, retornando a sua cidade natal e exercendo por um ano sua profissão. Durante esse tempo, estudou as Sagradas Escrituras e orava frequentemente diante de um crucifixo do templo de Fiésole para obter a luz do céu sobre sua vocação. Suas orações deram fruto, e estando um dia orando no templo do Fiésole, escutou uma voz que vinha do crucifixo e que o convidava a ficar sob o amparo da Santíssima Virgem na Ordem dos Servitas.

Filipe dirigiu-se ao convento de Santa Maria de Cafaggio e, lá chegando, pediu para falar com o prior. Era então prior do convento,  padre Bonfilio, que o recebeu. Os dois ficaram longo tempo conversando sobre as coisas divinas. A ele, Filipe, contou uma visão que tivera. Depois pediu para ser admitido na companhia dos frades até a morte e recebeu das mãos de São Bonfilio o hábito de irmão leigo.

Os superiores lhe ordenaram trabalhar no horta, pedir esmola e algumas tarefas duras e difíceis do campo. O santo entregou por completo a tais trabalhos, orando incansavelmente durante todos eles.

Em 1258 foi enviado ao convento de Siena, e durante o caminho interveio em uma polêmica discussão sobre os dogmas da fé, na qual Felipe soube intervir brilhantemente esclarecendo e dando o verdadeiro sentido sobre o caso. Depois, cada qual seguiu o seu caminho.

Então o companheiro do Bem-aventurado Filipe lhe disse: "Irmão, por que, quando foste recebido na Ordem, nada disseste da ciência que possuis, com a escassez que temos de homens sábios, enquanto tu agora discutiste tão habilmente com esses frades? Em verdade te digo que hoje a chama da sabedoria acendeu-se entre nós". Então o Bem-aventurado Filipe pediu-lhe de joelhos que, pelo amor de Deus, fizesse o favor de não revelar nada a ninguém. Mas, quando retornaram a Florença, o companheiro do santo homem pôs-se logo a contar aos outros como o Bem-aventurado Filipe se havia portado com aqueles forasteiros. Diante disso, todos encheram-se de alegria. Fizeram-no a clérigo e, de grau em grau, o promoveram às Sagradas Ordens, e em 1262, foi  nomeado mestre de noviços do convento de Siena, e Vigário assistente do prior geral.

Em 1267, por voto unânime, o santo foi eleito prior geral da ordem religiosa. Como primeiro trabalho, visitou todos os conventos da ordem que estavam no norte da Itália convidando às pessoas a se converterem e se submeterem ao amparo da Virgem Mãe. Logo, e ao finalizar um intenso e longo retiro espiritual, São Felipe decidiu visitar os conventos da Alemanha e França.
 
No Concílio do Lyon, São Felipe impressionou a todos por sua sabedoria e dom das línguas, dom que foi utilizado pelo santo para a conversão dos pecadores e reconciliação dos cismáticos de muitos lugares do mundo aonde ia pregar o Evangelho; entretanto, toda sua fama não era suficiente para obter a aprovação pontifícia para a Ordem dos Servos da Maria.

Em 1284, São Afasto pôs sob a direção de São Felipe a sua sobrinha Santa Juliana, a qual fundou a terceira ordem das Servas da Maria. O santo se encarregou também de enviar os primeiros missionários servitas ao oriente, alguns deles, derramaram seu sangue por manter-se firmes em sua fé em Cristo.

Quando compreendeu que se aproximava a hora de sua morte, no ano 1285, São Felipe decidiu retirar-se descansar no convento mais singelo e humilde da ordem religiosa, onde passou seus últimos dias, orando e prostrado diante da imagem da Virgem Maria. Faleceu durante o Ângelus vespertino, e em 1761 foi canonizado.

Alguns Milagres:

Certa vez, estando o Bem-aventurado Filipe a visitar a Ordem, ao passar perto da localidade chamada Gagliano, encontrou um leproso, deitado à margem da estrada, pedindo esmola. Filipe deu-lhe a manta. O leproso, ao vesti-la, ficou curado e pôs-se a correr ao seu encalço gritando: "Santo homem, digna-te esperar-me para que eu possa agradecer-te". Mas Filipe lhe disse: "Dá glória a Deus, vai em paz e não digas nada a ninguém".

Célebre foi o que ocorreu no convento de Arezzo, onde os frades, devido à guerra, viviam tão pobre mente que às vezes não tinham sequer o que comer. Ao saber disso, Filipe, como bom pastor, foi visitá-los. E como na hora da refeição nada tivessem para comer, Filipe suplicou à misericordiosa Mãe de Deus que não deixasse seus Servos passarem fome. Logo, a campainha da porta do convento tocou. Ao abrir, o irmão porteiro encontrou um cesto cheio de pães.
Outro milagre ocorreu numa floresta, quando Filipe e um confrade estavam a caminho da Alemanha para visitar os conventos da Ordem lá fundados. A certa altura, extenuado pela fome e pela sede, seu companheiro de viagem entrou em desespero. Filipe invocou a misericordiosa Mãe de Deus e logo avistaram uma cabana. Entraram e aí encontraram pão e água em abundância.


Hoje celebramos também Santa Rosa de Lima - Primeira Santa canonizada na América do Sul: Clique Aqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário