terça-feira, 4 de agosto de 2015

Santo Agostinho - Culto aos Mártires

Martírio de São Pedro
“O povo cristão celebra a memória dos seus mártires com religiosa solenidade, para se animar a imitá-los, para participar dos seus méritos e para ser ajudado com a sua intercessão; não erguemos altares a nenhum mártir, mas só ao próprio Deus dos mártires, ainda que em memória dos mártires.
Com efeito, qual foi o bispo que estando no altar construído sobre as “memórias” dos santos, disse alguma vez: “Nós te oferecemos a ti, Pedro ou a ti, Paulo ou a ti, Cipriano?” o que se oferece oferece-se a Deus, que coroou os mártires, junto das “memórias” daqueles que Deus coroou, para que a evocação desses lugares santos desperte em nós um sentimento mais vivo de amor àqueles a quem podemos imitar e Àquele cujo auxílio nos torna possível a imitação.
Veneramos, portanto, os mártires com um culto de amor e de comunhão, semelhante ao que dedicamos,nesta vida, aos santos homens de Deus, cujo coração sabemos estar já disposto ao martírio em testemunho da verdade do Evangelho. Mas àqueles que já superaram o combate e vivem triunfantes numa vida mais feliz, prestamos este culto de louvor com maior devoção e confiança do que àqueles que ainda lutam nesta vida.
Mas o culto que consiste na adoração devida à divindade, reservamo-lo só a Deus e não o prestamos aos mártires nem ensinamos que se lhes deve prestar.”


Contra Fausto, Livro XX, 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário