O mistério da Redenção, queridos irmãos e
irmãs, que hoje recordamos com força. Sim, temos "um grande sumo sacerdote
que penetrou os céus" (Hb 4, 14). É Jesus Cristo, crucificado,
ressuscitado e vivo na glória. Ele foi o ânimo da vida de Nicolás Roland.
Ao longo de sua vida, breve, mas de grande espiritualidade,
ele deixou que o Senhor cumprisse através dele a sua missão de sumo sacerdote.
Configurado à pessoa de Cristo, ele compartilhou o amor para com aqueles que o
guiaram ao sacerdócio para "receber misericórdia" (Hb 4, 16): "O
imenso amor de Jesus por você, costumava dizer, é ainda maior de sua
infidelidade" .
Essa fé e essa esperança, invencíveis no
amor misericordioso do Verbo Encarnado, o levariam a fundar a Congregação das
Irmãs do Santo Menino Jesus, dedicada ao apostolado da educação e da
evangelização de crianças pobres. Ele afirmou essa verdade, de uma forma
maravilhosa: "Os órfãos representam Jesus Cristo nos anos de sua
infância."
Bendito seja Deus, que, estando Ele mesmo
conduzindo o Sínodo dos Bispos sobre a vida consagrada, nos faz reconhecer em
Nicolás Roland, o que favoreceu a educação dos pobres, um exemplo vivo para
muitos religiosos de hoje!
Papa João Paulo II –
Homilia de Beatificação – 16 de outubro de 1994
Nicolás Roland nasceu em 08 de dezembro de 1642 na
pequena cidade de Baslieux-les-Reims, filho de Jean Baptiste Roland,
comissário para as guerras e comerciante de tecidos e sua mãe chamava-se Nicole. O
padrinho de seu batismo foi seu tio, o então famoso Matthieu Beuvelet.
Em 1650 ele ingressou na escola dos jesuítas de Reims ,
perto da igreja de St. Maurice , o que demonstra uma inteligência
aguda e deseja se tornar um sacerdote. Em 1653 , ele recebeu a tonsura das
mãos do Bispo de Pouy em Abbey of Saint-Pierre les Dames.
Começa seus estudos para clérigo com as disciplinas
de Retórica e Teologia , também participando em várias
peças de teatro. Depois de terminar seus estudos, momentaneamente deixa os
estudos para o sacerdócio, e embarca em uma viagem através da França para
conhecer o país. Depois de uma jornada memorável pelo mar, ele decidiu dedicar-se
totalmente a Deus e tornar-se um sacerdote.
Mudou-se para Paris em 1660 para
estudar filosofia e teologia , provavelmente com os
jesuítas. Pertence a várias associações piedosas, demonstrando ser um homem
apaixonado e ativo, características que o acompanharam ao longo de sua vida. Ele
considerou juntar-se a Companhia de Jesus, mas animado com os missionários
decidiu se deslocar para Siam , depois de terminar seus estudos de teologia.
Em 1664, ele recebeu o diaconato e em março de 1665, foi ordenado
sacerdote.
Seu desejo de ser um missionário em terras
distantes se dissipa quando se torna pregador da catedral de Reims. E,
como um cânone, ele faz algumas viagens missionárias como pregador popular, mas
sua principal função é para escrever sermões e treinar novos sacerdotes.
Em 1666 ele deixou a casa da família e se
mudou para a rua de Barbâtre em Reims, onde a sua vida de pobreza começa. Estabelece
contatos com o Seminário de São Nicolau-du-Chardonnet , onde
seu tio trabalha e é impregnado com o espírito de Adrian Bourdoise, Jean Jacques
Olier e movimento de renovação do clero francês. É guiado por Antoine
de la Haye ao total desprendimento e pobreza. Após esta experiência,
sua casa torna-se uma espécie de seminário preparatório para jovens aspirantes
para o sacerdócio, que ele incentiva e ajuda de várias maneiras.
De todas as suas muitas atividades apostólicas e em
adição à direção espiritual, a educação popular é a que ele mais se sente
atraído, especialmente após a publicação em 1668 das advertências de Charles Démia, verdadeiro
precursor da escola os pobres. Em Ruan encontra um outro apaixonado
religioso e que iniciou o trabalho das escolas para os pobres: o futuro beato Nicolás Barré.
Em 15 de outubro como 1670 executa
a defesa legal do orfanato Rheims fundado por Marie Varlet que pede para o
Padre Barré enviar duas professoras religiosas das Irmãs da Providência, fundada
pela Ordem dos Mínimos, para ajudar neste trabalho.
Em 27 de dezembro do mesmo ano recebe as professoras
e as aloja na casa. Era Françoise Duval e Anne Le Coeur, com a qual a
começar a Congregação das Irmãs do Santo Menino Jesus, dedicada à
educação das meninas pobres e abandonadas.
Em 1672 ele conhece João Batista de
La Salle , assumindo por um tempo sua direção espiritual. Encorajam
um ao outro no trabalho apostólico que eles desempenham. Enquanto ele estava
no Seminário de Saint-Sulpice , em Paris, o mantém perto através de correspondência
e várias reuniões. Suas primeiras relações são mais espirituais, incutindo
o desprendimento que ele tem e, em seguida, manifestando o carisma de fundador
dos Irmãos das Escolas Cristãs .
Após a morte de seu pai em 1673, ele se entrega
ao apostolado sacerdotal e à animação da nova comunidade das Irmãs
do Santo Menino Jesus. No Orfanato é responsável por várias
escolas do bairro. Em 13 de junho abre em Reims a primeira escola
própria das Irmãs. Fá-lo às suas próprias custas. Ele se sente seguro
com as meninas de campo, mas não sabe como cuidar de crianças, como escolas.
Em 1675 recebe a aprovação da Regra das
Irmãs, pelo arcebispo Charles-Maurice Le Tellier. As notas
chamadas "Irmãs do Santo Menino Jesus" por sua devoção a esta
invocação venerada no Carmelo de Beaune, lugar favorito de peregrinação. Escreve
diversas obras espirituais e publica Os Avisos, manifesto para pessoas normais. Um
dos avisos que deixou para as Irmãs diz:
O fogo sagrado é que deve inflamar as irmãs, leva-las
para os outros, especialmente as professoras, aos alunos e a quantas pessoas mais. Então,
elas vão conseguir, com bons exemplos e palavras edificantes, fazer o bem que a
Providência Divina mandar. Com o fogo, elas vão amar o seu próximo, pois
Deus não separa caridade e quer que amemos a todos os homens. Este é o
princípio que deve incentivar a educação das meninas na escola, sem fazer
distinção de pessoas ou de suas qualidades humanas e naturais.
No ano seguinte, entrega todos os seus bens para
consolidar a jovem congregação. Multiplica suas atividades em nome dos necessitados. Sofre
vários mal-entendidos por parte do capítulo da catedral e autoridade
eclesial. Empreende várias viagens a Paris para reconhecimento civil da
sua comunidade, mas o processo está atrasado.
Durante os meses de março e abril de 1678, ele
participa de uma campanha de pregação e de apostolado, ajudando os pais do oratório. Em 30
de março auxilia com alegria na primeira missa de João Batista
de La Salle.
A 19 de abril de 1678 tem que
ficar na cama sofrendo de uma febre alta. A 23 do mesmo mês elabora
seu testamento, deixando a comissão a João Batista de La Salle e ao jovem
clérigo Nicolas Rogier para dar conclusão ao Instituto. No dia 27 morreu
pacificamente e foi sepultado na capela das Irmãs. Ele tinha apenas 36
anos de idade e deixou um grande projeto apostólico que começou, embora com apenas
vinte Irmãs, um lar de idosos e quatro escolas.
São João Batista de La Salle vai continuar a
aprovação de seu trabalho e, posteriormente, seguir o exemplo de fundar a
Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs de educação humana e cristã dos
filhos de artesãos e do pobre .
Nicolás Roland foi beatificado em Roma,
pelo Papa João Paulo II no dia 16 de outubro de 1994.
A sua pedagogia tem muito a ver com a sua vida:
humilde, simples, natural, mas também ambiciosa e exigente, mesmo cativante e
contagiosa:
- É a pedagogia de ponta, para trabalhos pioneiros de
educação popular.
- O maior valor de sua atitude foi o seu testemunho e
sua paixão.Traços que foram considerados valores educativos
insubstituíveis em seus professores.
Nicolás Roland é um dos professores que fizeram
possível no século XVII a propagação de escolas populares, precursor
em São Pedro Fourier e Charles Démia que mais tarde se tornaram
escolas da Igreja populares, especialmente no trabalho de São João Batista de
La Salle.
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